![O ex-presidente Lula (PT) votou na manhã deste domingo (2) na escola estadual João Firmino, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.](https://www.socialismocriativo.com.br/wp-content/uploads/2022/10/f960x540-88932_163007_14.jpeg)
O ex-presidente Lula (PT) votou na manhã deste domingo (2) na escola estadual João Firmino, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Lula estava acompanhado de Geraldo Alckmin, que ocupa a vice em sua chapa presidencial, de Fernando Haddad (PT), candidato ao governo de São Paulo, e de Márcio França (PSB), que disputa uma vaga ao Senado. Após votar, Lula conversou com a imprensa e falou sobre a eleição de 2018.
“Há quatro anos eu não pude votar porque eu tinha sido vítima de uma mentira nesse país. Eu estava detido na polícia federal exatamente no dia da eleição. Tentei fazer com que a urna fosse até a cela para eu votar, não levaram”, disse Lula.
Leia também: 5 motivos para NÃO votar em Bolsonaro
Em seguida, o candidato do PT à presidência da República falou sobre o significado do dia de hoje. “Quatro anos depois, eu estou aqui, votando com reconhecimento da minha total liberdade e com a possiblidade de voltar a ser presidente da República desse país, para tentar fazer esse país voltar à normalidade […] os eleitores não querem armas, querem que distribuam leite”.
Antes de deixar o local de votação, Lula afirmou que essa é a eleição mais importante. “Não queremos mais discórdias, queremos um país que vive em paz […] essa é a eleição mais importante. Estou muito feliz”, disse Lula.
Lula já é presidente em vários países do mundo
Abertas as urnas em vários países do mundo onde já passam de 17h, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem larga vitória.
Na Nova Zelândia, o ex-presidente teve 73% dos votos na Nova Zelândia. Na eleição passada Fernando Haddad (PT) ficou em quarto lugar naquele país, perdendo para Bolsonaro, Ciro e Amoedo.
Lula também venceu na Austrália e na conservadora Singapura.
Veja alguns resultados abaixo:
Coreia do Sul:
Lula 62,8%
Bolsonaro 25,6%
Austrália:
Lula: 52,9%
Bolsonaro: 31,9%
Nova Zelândia:
Lula: 73,4%
Bolsonaro: 15,8%
Em Portugal, há uma fila enorme de brasileiros na porta de uma faculdade de direito em Lisboa, onde estão todas as seções eleitorais, muitas delas vestidas de vermelho.