O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, teria usado um compromisso oficial de sua agenda para driblar restrições a viajantes do Brasil e passar férias em Houston, cidade no Texas (EUA), onde moram sua esposa e seus dois filhos.
O compromisso ocorreu em setembro. Após a agenda, Pontes conseguiu desfrutar de 10 dias de férias no exterior sem gastar com passagens aéreas, uma vez que os deslocamentos foram custeados com recursos públicos. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Restrições
As restrições aos brasileiros ocorreram devido à pandemia de Covid-19.
Em maio, diante do aumento de casos no Brasil, o presidente Donald Trump proibiu a entrada nos Estados Unidos de estrangeiros — incluindo brasileiros —, que tivessem estado no Brasil 14 dias antes. Na época, o Brasil registrava cerca de 23 mil mortos, hoje, o total se aproxima de 160 mil.
O impedimento não se aplica a quem tem passaporte diplomático. Com base nessa regra, Pontes aproveitou sua agenda na Universidade Rice, em Houston, no dia 4 de setembro, para entrar nos Estados Unidos com passaporte diplomático.
Segundo a reportagem, oficialmente, o ministro iria visitar universidades “com a finalidade de iniciar processos de parceria”.
Com informações da Folha de S. Paulo
2 Comentários