A cidade de São Paulo inaugura, neste domingo (13) um programa de recuperação e preservação ambiental que vai plantar um milhão de árvores nativas pelo país.
O projeto Raízes da União vai investir R$ 30 milhões no plantio de mudas nos estados onde a União Química, que encabeça o projeto, tem suas unidades industriais: São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.
Nesta primeira etapa, serão 100 mil mudas plantadas na região do sistema Cantareira, principal fonte do abastecimento de água de São Paulo.
Durante o programa, a ONG IPÊ irá fazer todo o acompanhamento do desenvolvimento das mudas, um processo que dura 24 meses até que elas se integrem ao ecossistema.
Ao todo, serão entre 70 e 80 espécies de árvores nativas plantadas na área de preservação permanente de Atibainha, em Nazaré Paulista, parte do sistema Cantareira. Entre as diversas espécies estão os tipos de Ipê, a Suinã e árvores frutíferas como Jabuticabeira e Pitangueira.
Quem passar pelo Parque do Ibirapuera, na capital paulista, pode participar da ação de lançamento, neste domingo, das 9h às 13h.
Serão distribuídas 2.000 mudas de árvores nativas para marcar o início do programa no estado.
“Essa parceria tem um significado muito importante para nós, que estamos em um grande esforço para regenerar a Mata Atlântica do Sistema Cantareira. Serão 100 mil árvores que irão nos ajudar a melhorar a qualidade da água e também a recompor a biodiversidade em uma área estratégica ecologicamente, que abriga espécies ameaçadas e vulneráveis e que também é fonte de vida para milhares de pessoas. Esse é um movimento conjunto, em parceria, porque sabemos da importância da atuação em rede pela conservação da natureza”, explica Suzana Machado Pádua, presidente da ONG Ipê.
Leia também: Vitória indígena: STF nega anulação de terra demarcada no Pará
Cidadãos e meio ambiente
Outro parceiro do projeto é o Centro de Educação Ambiental de Guarulhos, que fará formação de professores e estudantes da rede pública de Guarulhos, Taboão da Serra e Embu-Guaçu.
“Nosso objetivo é criarmos cidadãos ativos, que são coautores na realidade onde estão inseridos. Queremos sensibilizar educadores, crianças e suas famílias para realizarem as melhores escolhas para eles e para o planeta”, finaliza Monica Simons, diretora do Centro de Educação Ambiental.
“A saúde inclui diversos aspectos, inclusive a questão ambiental, fundamental na construção de uma sociedade saudável”, destaca Fernando Marques, presidente da União Química.