
Jogado para escanteio pelo atual presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e fora do projeto para a reeleição do atual mandatário brasileiro, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) passou a admitir publicamente que caminha para integrar a chapa do ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, pré-candidato à Presidência pelo Podemos.
Leia também: Doria acena para Moro logo após ser escolhido para disputar as eleições 2022
Na semana passada, Mourão afirmou que Moro é o principal candidato da 3ª via e o “único” que tem chances de “vingar mesmo” na disputa presidencial. O vice-presidente disse que para o ex-ministro crescer nas pesquisas tem o desafio de conquistar “as massas”.
“Vejo ele hoje como a principal candidatura da assim chamada 3ª via. Agora, vai depender de ele conseguir empolgar a massa. Ele empolga uma parcela esclarecida da população, mas hoje quem empolga a massa, na minha visão, são só duas pessoas: Bolsonaro e Lula”
Hamilton Mourão
A situação se agravou após Bolsonaro deixar claro que não conta com o atual vice-presidente para o projeto da reeleição e, mais do que isso, o estimular a construir um caminho eleitoral próprio. O vice Hamilton Mourão passou a conversar recentemente com o ex-ministro Sergio Moro. Mourão é militar e foi considerado chave para a vitória na primeira eleição.
Pré-candidato ao Palácio do Planalto pelo Podemos, o ex-juiz da Operação Lava-Jato é desafeto declarado do chefe do Executivo federal. Com o acirramento do cenário pré-eleitoral, nas últimas semanas, Bolsonaro deu a seguinte orientação ao auxiliar: tenha um paraquedas reserva. Fez isso em duas ocasiões, uma delas por mensagem de texto e a outra, pessoalmente, durante uma cerimônia no Planalto.
Na primeira vez, a sugestão veio acompanhado de um anúncio: “Vou para o PL. Tenha um paraquedas reserva”. Depois dos recados explícitos, interlocutores de Bolsonaro fizeram chegar a Mourão que o presidente está disposto a apoiá-lo ao cargo que ele escolher concorrer em 2022, desde que não haja conflitos com interesses do núcleo mais próximo do mandatário da República.
Após, Mourão começou a trocar mensagens e ensaia uma aproximação com Moro. Segundo a reportagem do jornal O Globo, a conversa entre os dois tem ocorrido há pelo menos um mês. Mourão foi alertado por um amigo em comum de que Moro iria procurá-lo, o que de fato ocorreu. Na conversa, Mourão teria elogiado o discurso de Moro durante ato de filiação ao Podemos, enquanto Moro teria parabenizado Mourão por suas críticas a respeito das emendas do relator, cuja transparência está em debate nesta segunda-feira (29) no Congresso Nacional.
Com informações do jornal O Globo e site Poder360