O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) lançou uma plataforma digital, batizada como Contrate Quem Luta, que conecta militantes do movimento por moradia a oportunidades de trabalho. Por meio do canal, que funciona via aplicativo de mensagem WhatsApp, os interessados podem contratar serviços de qualidade como pintor, mestre de obras, diarista, segurança e babá, entre outros.
O objetivo é divulgar o trabalho de “companheiros estão conosco na luta do dia-a-dia”, informa Leon, o assistente virtual que responde pelo Contrate Quem Luta. Ele explica que podem ser contratadas pessoas com as mais variadas habilidades e que atuam na Região Metropolitana de São Paulo. O aplicativo cobre os 39 municípios.
Plataforma não cobra valor percentual
O Contrate Quem Luta, que já conta com 150 profissionais cadastrados, é parecido com aplicativos como Uber e GetNinjas, com a diferença fundamental de não cobrar qualquer valor ou percentual do serviço dos trabalhadores.
Para utilizar a plataforma, o interessado deve enviar uma mensagem “Me ajuda” para o número de WhatsApp do Contrate Quem Luta – e será enviado como resposta o catálogo com todas os serviços oferecidos. A partir daí, o interessado envia nova mensagem especificando o serviço desejado e o profissional mais próximo entrará em contato.
Lista da plataforma deve crescer
Como a iniciativa ainda é incipiente, a lista ainda deve crescer. Pelo menos é essa a aposta de acredita Gabriel Simeone, da coordenação do MTST.
“Temos um processo de crescimento controlado do número de pessoas que estão inscritas. Conforme vai aumentando a procura vamos inserindo mais pessoas.”
Gabriel Simeone
A ferramenta é completamente desenvolvida por um núcleo de profissionais da área de tecnologia organizados no MTST, e todos de forma voluntária.
Serviços oferecidos no Contrate Quem Luta
As profissões cadastradas são: administração, ajudante geral, analista de suporte, atendimento a cliente, auxiliar de cozinha, de dentista, de monitoramento, de produção, azulejista.
Também tem balconista, babá, cabeleireira, churrasqueiro, contador, costureira, cozinheira, cuidadora, designer de sobrancelhas, diarista. Tem ainda DJ, eletricista, faxineira, garçonete, gesseiro, manicure, metalúrgico, mestre de obras, motorista, motofretista.
Seguindo a ordem alfabética das indicações, podem ser encontrados no Contrate Quem Luta músico, operadora de caixa, pintor, porteiro, pedreiro, recepcionista, redatora, serralheiro, segurança, serviços gráficos, técnico em informática, vendedora.
Não há uma tabela de preços para os serviços. Os valores são acertados diretamente com os profissionais.
“A ferramenta só faz a intermediação entre quem procura e quem oferece trabalho, ou seja, não tratamos nem de valores, nem de nenhum outro combinado, só colocamos em contato”, esclarece Gabriel Simeone.
Com informações do MTST