A Negritude Socialista Brasileira (NSB) publicou uma nota de repúdio sobre a fala racista do candidato ao governo do Piauí Silvio Mendes (União Brasil). Silvio disse à uma jornalista que apesar de ser “quase negra” na pele, ela era inteligente.
Veja abaixo a nota de repúdio da NSB na íntegra:
Não podemos eleger racistas
A Negritude Socialista Brasileira vem a público repudiar a fala racista do candidato ao Governo do Piauí, Silvio Mendes. Ao responder pergunta da jornalista Katya Dangelles sobre suas propostas para as mulheres, o candidato a governador do estado do Piauí, Sílvio Mendes (União Brasil), afirmou que a jornalista “é quase negra na pele, mas é inteligente”.
A fala racista de Sílvio aconteceu durante uma sabatina realizada pela TV Meio Norte, na última quarta-feira (31). A fala deste candidato revela muitas facetas do racismo que estrutura a nossa sociedade. Não podemos colocar no poder uma pessoa racista. Que políticas públicas para a população negra se pode esperar de alguém que enxerga pessoas negras como inferiores?
Racismo é crime e as medidas necessárias precisam ser tomadas.
Secretaria Nacional da Negritude Socialista Brasileira
Entenda o caso
O candidato do União Brasil ao governo do Piauí, Silvio Mendes, usou uma frase racista para responder a uma pergunta durante entrevista ao vivo na última quarta-feira, 31.
Questionado por Katya Dangeles, da TV Meio Norte, sobre políticas para minorias sociais, o candidato afirmou que a jornalista é “quase negra, mas inteligente”.
“Eu te conheço há tantos anos e imagino quantas discriminações você não sofreu. Você que é quase negra, na pele, mas é uma pessoa inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou”, afirmou.
Leia também: No PSB, 49,9% das candidaturas são de pessoas negras
O vídeo com a resposta de Mendes rapidamente se espalhou pelas redes sociais e gerou comentários e críticas ao candidato.
Diante da repercussão, a assessoria de Silvio Mendes se manifestou publicamente, dizendo que o candidato reconheceu o erro e que pediu “sinceras desculpas” para Katya.