O novo programa do PSB, nascido do processo da Autorreforma e aprovado no XV Congresso do partido em 2022, contem praticamente todos os elementos para a elaboração de ótimos programas de governos municipais e de excelentes campanhas eleitorais para prefeitos e vereadores.
Sendo uma contribuição para um projeto nacional de desenvolvimento, o Programa contempla e reconhece a importância das cidades na construção desse projeto. Temas como saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, emprego, renda, meio-ambiente, esporte e políticas de igualdade para mulheres, negros, juventude, pessoas com deficiência, idosos e população lgbtquia+, são abordados de forma criativa e propositiva também no plano municipal.
Sonhos e utopias, tão necessários ao fazer político dos socialistas democráticos, constam também do Programa no capítulo sobre Igualdade, Liberdade e Felicidade.
Além desses itens que fornecem dicas importantes para a comunicação das campanhas eleitorais, o nosso Programa define, também, marcas políticas que podem se constituir num marketing eleitoral poderoso.
Refiro-me aos capítulos do Programa sobre Cidades Criativas, Direito à Cidade e Reforma Urbana, Economia Criativas, Empregos Verdes, Revolução Criativa na Agricultura Familiar, Cultura Desenvolvimento e Criatividade, Socialismo Criativo.
Dentre esses destaco os capítulos que tratam das Cidades Criativas como os mais abrangentes e mais capazes de imprimir uma marca do PSB a todas as campanhas municipais de 2024. A marca da criatividade.
Essa pode ser a marca comum do PSB em todos os municípios. Uma marca moderna e antenada com as transformações disruptivas da sociedade do conhecimento.
Como dizia Celso Furtado sobre a criatividade: “o desenvolvimento é a capacidade de criar soluções originais para os problemas da sociedade”. Essa afirmação coincide com outra de Ana Carla Fonseca e assimilada por nosso Programa, no sentido de que uma Cidade Criativa não é necessariamente aquela onde predominam as atividades ligadas a Economia Criativa. Mas aquelas que resolvem os seus problemas de saúde, transporte, educação e segurança de forma criativa. E, principalmente, como diz a tese 255 do Programa do PSB, “o primeiro desafio de uma cidade criativa (no Brasil) é enfrentar a brutal desigualdade social”.
No capitulo do Socialismo Criativo nós dizemos claramente na tese 448 que “se a criatividade capitalista tem como objetivo principal a ampliação do mercado e do lucro, a criatividade socialista tem como objetivos a ampliação dos espaços de liberdade, o atendimento das necessidades básicas e fundamentais, o bem estar e a felicidade das pessoas “.
E além dos conteúdos de nosso Programa, nós temos no nosso partido experiências práticas de criatividade de grande valor. O projeto Conecta Recife do nosso jovem prefeito João Campos é um deles. O programa Espirito Santo + Criativo com nosso Governador Renato Casagrande é outro. As Escolas Técnicas Criativas as ETECRIS, do ex governador de São Paulo, Marcio França também se soma a essa prática. Os restaurantes populares do também ex-governador Flavio Dino foram, sem dúvida, uma solução criativa para atenuar a insegurança alimentar do Maranhão.
Enfim, podemos enfrentar nossos inimigos da ultra-direita e nossos eventuais concorrentes ao centro e à esquerda, com teoria e práticas socialistas modernas, democráticas e criativas.
Temos uma história para nos orgulhar: fomos o primeiro partido de esquerda no Brasil a unir socialismo e democracia. E temos um futuro a conquistar como socialistas modernos, democráticos e criativos.
Domingos Leonelli
Secretário Nacional de Formação Política -PSB