Uma portaria publicada na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, mudou as regras para seleção e publicação de nomes e biografias das personalidades negras notáveis no site da entidade, é o que informa a coluna do Guilherme Amado da Época.
Personalidades como os cantores Gilberto Gil, Elza Soares e Martinho da Vila podem ser excluídos da lista, assim como aconteceu com a ex-ministra Marina Silva.
Segundo a portaria, agora a lista passará a fazer apenas homenagens póstumas. Ou seja, vai conter somente nomes de personalidades já mortas. A mudança começa a valer em 1º de dezembro.
Será função da diretoria da Fundação Cultural Palmares aprovar os nomes que serão incluídos ou excluídos da lista.
Novos “critérios” da Palmares
Ainda de acordo com o documento, outros critérios para a inclusão na lista serão: a relevante contribuição histórica no âmbito de sua área de conhecimento ou atuação e os princípios defendidos pelo Estado brasileiro.
Nas redes sociais Sérgio Camargo falou sobre o assunto. O presidente da Palmares alegou que a nova lista homenageia quem deu contribuição histórica em sua área de atuação.
Com informações da Época