
Nova pesquisa presidencial do Ipec (antigo Ibope), divulgada nesta segunda-feira (29), aponta que o ex-presidente Lula (PT) segue liderando a disputa pelo Palácio do Planalto, com 44% das intenções de voto. Trata-se do primeiro levantamento do instituto após o início das propagandas eleitorais no rádio e TV.
O levantamento mostra estabilidade na disputa, visto que no último estudo do Ipec, de 15 de agosto, Lula tinha os mesmos 44%. Jair Bolsonaro (PL), que está em segundo lugar, também registrou os mesmos 32% que já tinha na última pesquisa.
Já Ciro Gomes (PDT), que no estudo anterior tinha 6%, oscilou positivamente para 7%. O mesmo aconteceu com Simone Tebet (MDB), que antes tinha 2% e agora parece com 3%. Felipe d’Avila (Novo), por sua vez, registra 1% das intenções de voto. Votos em branco e nulos representam 7%, enquanto outros 6% não sabem ou não responderam.
Leia também: Socialistas avaliam o primeiro debate com Lula e Bolsonaro
Com os números atuais, Lula poderia vencer a eleição já no primeiro turno. Isso porque o petista, em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, atinge 51%. Ele possui mais intenções de voto que todos os outros candidatos somados.
A pesquisa Ipec contou com 2 mil entrevistas feitas em 128 municípios brasileiros entre os dias 26 e 28 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Confira os números
- Lula (PT): 44%
- Jair Bolsonaro (PL): 32%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Felipe d’Avila (Novo): 1%
Os demais candidatos não pontuaram.
Pesquisa FSB também mostra Lula na frente
Pesquisa BTG/FSB aponta estabilidade na corrida presidencial. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua em primeiro, com 43% das intenções de votos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 36%.
Ciro Gomes (PDT) foi de 6% para 9% (patamar que ele tinha no final de julho) e Simone Tebet (MDB), de 3% para 4%.
Esta é a primeira pesquisa feita após as sabatinas do Jornal Nacional e o início do horário eleitoral gratuito.
Votos válidos
De acordo com o levantamento BTG/FSB, Lula tem 46% dos votos válidos. Bolsonaro ficou estagnado e não conseguiu crescer nem mesmo entre os beneficiários do Auxílio Brasil, segmento em que, apesar do aumento do valor de R$ 400,00 para R$ 600,00, Lula voltou a ampliar sua liderança.
Lula também melhorou no Nordeste (63% a 22% de Bolsonaro), enquanto nesta rodada Bolsonaro apareceu numericamente à frente no Sudeste (39% a 35%, considerada a margem de erro, um empate técnico).
Leia também: Socialistas avaliam o primeiro debate com Lula e Bolsonaro
O Instituto FSB ouviu, por telefone, 2.000 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08934/2022.
A pesquisa BTG/FSB traz um estranho índice de 0% de brancos e nulos.
Veja a pesquisa na íntegra aqui.
Prefeitos do PL ignoram Bolsonaro e apoiam Lula no Nordeste
A grande popularidade de Lula no Nordeste tem feito prefeitos da região filiados ao PL, partido de Jair Bolsonaro, declararem apoio ao petista. É o que mostra um levantamento divulgado pela Folha de S. Paulo.
Segundo o estudo, de 142 prefeitos do PL no Nordeste, ao menos 20 declaram apoio a Lula de maneira aberta, enquanto somente 3 gestores municipais colam suas imagens a de Bolsonaro. Os outros prefeitos evitam se pronunciar sobre os candidatos à presidência nas redes sociais.
Roberval Meira, conhecido como Galego, por exemplo, é um dos prefeitos do PL que faz questão de mostrar seu apoio ao ex-presidente. No comando do executivo municipal de Dom Basílio, no Sudoeste da Bahia, Galego não poupa postagens e fotos com Jerônimo Rodrigues, candidato do PT ao governo do estado, e em referência a Lula.
“Vim aqui pedir para vocês o voto para Lula 13 e nosso querido Jerônimo Rodrigues”, diz o prefeito, em postagem recente no Instagram, em que aparece ao lado da chapa petista no estado e usando um adesivo vermelho com uma estrela na camisa.