![Batida policial no Parque Primavera, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Foto: Twitter.](https://www.socialismocriativo.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Design-sem-nome-1.png)
A polícia está agindo de maneira truculenta e violenta contra as mulheres por todo o Brasil. Alguns casos assustam pela brutalidade como as autoridades estão agindo mesmo com o uso de câmeras ou contra advogadas dentro de delegacia. Acompanhe dois casos registrados no último fim de semana, sendo um em Campo Grande (MS) e outro em Guarulhos (SP).
Um policial civil foi filmado na última sexta-feira (27), na 2ª delegacia de polícia de Campo Grande/MS, no momento em que agrediu a advogada Luciany Ambrozina dos Reis. Ela foi ao local junto com clientes para registrar um boletim de ocorrência contra um segurança e um gerente de supermercado, por falsa acusação de roubo.
Leia também: Senador Flávio Arns se filia ao PSB e diz trabalhar pela felicidade do povo
De acordo com ela, o policial se recusou a fazer o registro, justificando que o delegado não estava presente. Começou uma discussão e ela, então, resolveu fazer um registro de vídeo. Neste momento, o policial partiu pra cima da advogada e a agrediu.
Policial Civil agride advogada em delegacia de MS pic.twitter.com/6lQVemBcE8
— Julinho Bittencourt (@JotaBittencourt) January 31, 2023
OAB pede o afastamento do policial
A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), pediu o afastamento do policial civil por atos de violência cometidos contra a advogada. O documento foi entregue pessoalmente pelo presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, ao delegado-geral da Polícia Civil Roberto Gurgel de Oliveira Filho.
Bitto Pereira afirmou que “é inadmissível o que aconteceu”.
“A OAB/MS vai tomar todas as medidas legais, tanto no âmbito cível como criminal, para que situações como essas não voltem a ocorrer. Um ato de violência praticado contra uma advogada é um ato de violência contra toda a advocacia”, disse.
VÍDEO: soldado da PM quebra braço de mulher durante abordagem de rotina em Guarulhos
Durante uma batida policial no Parque Primavera, em Guarulhos, na Grande São Paulo no último domingo (29), soldados do 15º Batalhão da Polícia Militar (PM) foram filmados agredindo pessoas que faziam um churrasco para comemorar os 25 anos de um dos moradores da rua.
Na abordagem violenta, um dos soldados quebra o braço de uma mulher com um cassetete. Em seguida, um outro soldado dá um tapa na cara de um homem. No final do corte do vídeo, um PM arremessa uma cadeira contra os moradores.
Testemunhas registraram, em vídeos, parte da violência. “Aqui não tem vagabundo, não!”, gritavam enquanto os agentes agiam. Veja abaixo:
Uma sucessão de arbitrariedades e autoritarismo da Polícia Militar de São Paulo em um único vídeo;
— Douglas Protázio (@douglasprotazio) January 31, 2023
– Mulheres agredidas,
– Trabalhadores agredidos com tapas na cara,
– Cadeiras arremessadas contra trabalhadores.
Que covardia, @PMESP pic.twitter.com/o9q9zsVluA
Na moto sem capacete
A confusão teria começado após o irmão do aniversariante dirigir a moto sem capacete, chamando a atenção de PMs que passavam pela avenida. A abordagem de rotina descambou para a violência gratuita. Uma câmera de monitoramento registrou a chegada da viatura e a sequência de agressões.
Um dos policiais disparou spray de pimenta, um rapaz que estava na moto tirando fotos com o irmão foi empurrado. A mãe dos irmãos também foi derrubada no chão. A mulher que teve o braço quebrado é namorada de um dos jovens e vai precisar de cirurgia.
Os irmãos foram presos por desacato e dano ao patrimônio. Um deles teria quebrado o farol da viatura. Os dois foram liberados após pagar fiança, enquanto o carro policial da equipe que estava na ocorrência ficou estacionada em frente à delegacia onde o caso foi registrado.
O que diz a Ouvidoria da PM
O ouvidor das polícias de São Paulo falou para o SBT que os PMs cometeram excessos e que vai pedir o afastamento dos agressores até que a corregedoria esclareça o caso.
O que diz a PM
A Fórum solicitou esclarecimentos à assessoria de imprensa da Polícia MIlitar. Veja a nota abaixo:
A Policia Militar esclarece que na madrugada do último domingo (29), uma equipe policial em patrulhamento no bairro Taboão em Guarulhos, deparou-se com dois ocupantes de uma motocicleta que se deslocavam sem capacetes. Diante da flagrante infração os policiais deram ordem de parada para submetê-los à fiscalização, contudo, desobedecendo à ordem, os infratores se evadiram, em atitude suspeita.
A equipe policial procedeu o patrulhamento nas adjacências e, após breves momentos, visualizou a motocicleta estacionada em frente a um estabelecimento comercial, local onde os infratores estavam. Ao notar a presença da equipe, contudo, pessoas presentes passaram a agir com hostilidade contra os policiais, atentando contra a integridade física dos policiais e provocando danos na viatura.
A equipe solicitou reforço e, assim, pôde realizar a detenção do infrator que danificou a viatura, de uma mulher, por desacato e agressão aos policiais, além do proprietário da motocicleta, os quais foram conduzidos à UPA São João em virtude de escoriações leves sofridas e, em seguida, ao 7º Distrito. A Polícia Militar abriu Inquérito Policial Militar para apurar todas as circunstâncias relativas aos fatos.