O procurador Demétrius Oliveira de Macedo teve a prisão preventiva solicitada pela Polícia Civil de São Paulo nesta quarta-feira (22). Ele agrediu a procuradora-geral da prefeitura de Registro (SP), Gabriela Samadello Monteiro Barros.
O pedido de prisão foi encaminhado para a 1ª Vara Criminal de Registro e o episódio ocorreu na segunda-feira (20). A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso, onde reuniu fotos e vídeos da agressão, que circularam nas redes sociais.
Leia também: Ex-ministro da Educação Milton Ribeiro é preso por corrupção
Também nesta quarta, o ouvidor das Polícias do Estado de São Paulo, Elizeu Soares Lopes, entregou ao delegado-geral de Polícia, uma requisição de prisão temporária a fim de “salvaguardar o direito da vítima”.
O delegado do 1º Distrito Policial de Registro, Daniel Vaz Rocha, informou que o autor “vem tendo sérios problemas de relacionamento com mulheres no ambiente de trabalho, sendo que, em liberdade, expõe a perigo a vida delas, e consequentemente, a ordem pública”.
A prefeitura da cidade se manifestou e afirmou que a agressao é “execrável e abominável” e determinou a suspensão preventiva de Macedo de suas atividades por 30 dias.
Como foi a agressão. Entenda.
De acordo com a vítima, Gabriela Samadello Monteiro Barros, por volta das 16h50 o agressor veio até ela já desferindo golpes. Primeiro uma cotovelada na região da cabeça. Em seguida a arremessou contra a parede e com a colega já caída no chão, seguiu dando socos.
De acordo com depoimento da procuradora, o suspeito estava, há alguns meses, manifestando “atitude grosseira” com uma outra funcionária do setor. Esta teria procurado Gabriela para denunciar o comportamento “indevido” de Macedo.
A outra funcionária chegou a afirmar que estava com “medo de trabalhar” e por isso, Gabriela entrou com uma proposta de procedimento administrativo disciplinar contra Macedo.
Na segunda-feira, a comissão formada para apurar os fatos foi divulgada no Diário Oficial do Município. Esse é o motivo que teria, de acordo com a vítima, levado Demétrius a agressão.
OAB repudia atitude do procurador
A OAB de Registro (SP) divulgou nota condenando a atitude de Demétrius Macedo. Confira:
“A 54ª Subseção da OAB – Registro, por sua Diretoria e pela Comissão da Mulher Advogada, vem a público REPUDIAR a inadmissível, covarde e grotesca agressão física praticada pelo Procurador Municipal de Registro DEMETRIUS OLIVEIRA DE MACEDO (inscrito na OAB/SP N° 305.997) contra a Procuradora Municipal de Registro GABRIELA SAMADELLO MONTEIRO DE BARROS (OAB/SP N° 304-314), fato ocorrido ontem nas dependências da Procuradoria Geral do Município. Ressalta que a agressão acima mencionada atingiu a toda a Advocacia e a toda a sociedade de uma forma geral, causando indignação permanente. A 54ª Subseção representará de ofício o Procurador Municipal agressor perante a Comissão de Ética e Disciplina, por conduta indigna com a Advocacia, bem como acompanhará o desenrolar do inquérito policial relativo a ocorrência. Prestamos, por fim, toda solidariedade e apoio à Procuradora Municipal e sua família.”