
Pesquisa DataFolha comprova que a população do país não está disposta a abrir mão da democracia. Na opinião de 75% das pessoas consultadas pelo levantamento, a democracia é sempre a melhor forma de governo, o maior índice da história.
Já o percentual dos que afirma que ‘em certas circunstâncias’ a ditadura é melhor caiu ao menor patamar desde a redemocratização, com apenas 7%. Outros 12% afirmaram que tanto faz se o governo é uma democracia ou ditadura.
O levantamento também mostrou que para 49% das pessoas não há chance de o Brasil voltar a viver uma ditadura. Mas, 25% acreditam que ‘há um pouco de chance’. E 7% não souberam ou preferiram não opinar.
Leia também: Esperança move multidão em apoio a Lula no Anhangabaú
Bolsonaristas também apoiam a democracia
O levantamento mostrou que mesmo a maioria dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) defendem a democracia como melhor forma de governo: 77%. Para 10% tanto faz e 9% defendem a ditadura ‘em algumas circunstâncias’. Outros 3% não opinaram.
Entre os eleitores com ensino superior, 92% apoiam a democracia como sendo sempre a melhor forma de governo, 77% entre quem tem ensino médio e 62% entre os que têm o ensino fundamental.
A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios de 16 a 18 de agosto. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Com informações do g1