em 26/09/2018.
O projeto de Economia Criativa do Sebrae Paraíba deu início às ações voltadas ao segmento da arte visual nos nove municípios que integram o projeto. Dessa forma, a criatividade e a cultura, recursos trabalhados pela economia criativa, serão fomentados nas localidades.
A primeira cidade beneficiada foi Santa Luzia, com a realização da oficina de arte urbana nesta última semana. As próximas cidades que vão receber a oficina serão João Pessoa e Cabedelo.
Os muros da cidade de Santa Luzia (PB) estão mais coloridos e divertidos desde o dia 8 de setembro. Por meio do projeto de Economia Criativa do Sebrae-PB, jovem e adultos com habilidade para o desenho e pintura participaram de uma oficina de arte urbana promovido pelo artista plástico Jonas Lourenço, com apoio de Jô Cortez, também artista plástica. O projeto será executado em nove municípios da Paraíba.
Na programação, pela manhã, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas, foram alinhados os conceitos de arte urbana, gentileza urbana, economia criativa, os objetivos da oficina, com exemplos de cidades do Brasil e do mundo, onde a arte urbana tem se projetado como identidade cultural dos lugares.
De acordo com a gestora de turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, os participantes também aprenderam técnicas de pintura de móveis com spray, como forma de reaproveitar móveis em desuso.
“Gentileza urbana são atitudes, gestos, intervenções que propiciem um novo olhar sobre a cidade, promovendo a preservação do seu patrimônio cultural e natural e ampliando o conceito de cidadania”, afirmou Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae-PB. “A arte urbana é um dos segmentos da economia criativa.”
Ainda pela manhã, foram repassadas as técnicas de pintura de móveis, com spray, uma maneira de inovar as peças do mobiliário em desuso. A tarde, foi dedicada para a intervenção da arte urbana, na prática, e, de forma coletiva, contribuindo para aflorar o pertencimento e a auto-estima da comunidade.
“A comunidade de Santa Luzia aprovou o colorido com a identidade cultural, se apropriando da arte urbana e de um novo olhar para a cidade em que habita”, apontou Regina Amorim. O desenho do primeiro mural de arte urbana em Santa Luzia traz a temática das Festas Juninas e a singularidade do cenário das pequenas cidades do interior do Estado.
O desenho do primeiro mural de arte urbana em Santa Luzia traz a temática das Festas Juninas e a singularidade do cenário das pequenas cidades do interior do estado.
A oficina de arte urbana faz parte das ações previstas no projeto de Economia Criativa que será executado nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Campina Grande, Remígio, Matinhas, Patos, Santa Luzia e São Mamede.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a economia criativa é um setor estratégico que já representa 10% do PIB mundial.
A Economia Criativa trabalha com recursos como criatividade, cultura, conhecimento e tecnologia, que se renovam e multiplicam, em vez de serem escassos.
O setor inclui as áreas de: áudio visual (cinema, televisão e publicidade), design, música, startups digitais (games, aplicativos) e tecnologia da informação e comunicação, artesanato, arte popular, festa popular, arte visual, arte cênica, editoração, moda, arquitetura, gastronomia e outras. Até 2020, o comércio mundial de bens e serviços criativos deve movimentar US$ 6 trilhões de dólares.
Fonte: Redação com Ascom