Criadores negros de projetos audiovisuais poderão concorrer a prêmio no valor de R$ 10 mil, oferecido pelo programa Diáspora Conecta. A iniciativa, dedicada a cineastas e roteiristas negros com projetos em andamento, está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto.
Para participar do programa é necessário ter mais de 18 anos, ser negra ou negro, residir no Brasil, e ter projetos de longa-metragem de ficção ou documentário em desenvolvimento. O prêmio, encampado pela Diáspora Lab, conta com duas categorias: roteiro e produção.
No ato da inscrição, aqui, é preciso preencher o formulário com os seguintes itens:
- Sinopse curta (máximo de 500 caracteres com espaços);
- Argumento (máximo de 8.000 caracteres com espaços);
- Universo da obra (máximo de 5.000 caracteres com espaços);
- Imagens de referência (máximo de 3);
- Carta de motivação do(a) produtor(a) e do(a) diretor(a) (máximo de 2.500 caracteres com espaços);
- Biofilmografia do(a) produtor(a) e do(a) diretor(a) (máximo de 2.500 caracteres com espaços);
- Orçamento total (em real e em dólares americanos);
- Plano de Financiamento.
Segundo o Alma Preta, o Diáspora Lab Roteiro tem foco em roteiristas com paixão pelo cinema. A iniciativa acolhe participantes com pelo menos um projeto cinematográfico em desenvolvimento, de ficção ou documentário, em formato de longa-metragem. Serão selecionados até seis projetos de longa-metragem em fase de desenvolvimento, três de ficção e três de documentário.
No Diáspora Lab Produção, de aprimoramento das habilidades criativas desses produtores independentes, os interessados devem ter produzido um longa-metragem, ou dois curtas-metragens, ou uma série para televisão (ficção ou documentário), como produtor principal.
Os laboratórios serão realizados entre 6 de outubro e 26 de novembro, de forma online, com consultoria das cineastas Joelma Oliveira Gonzaga e Paula Gomes (Brasil), Tanya Valette (República Dominicana) e Xenia Rivery (Cuba).
Viagem também é prêmio
O programa ainda criou o prêmio Mirasasdoc, que oferece uma viagem com tudo pago para participar do Fórum de Coprodução África – América Latina, o AFROLATAM LAB, que acontecerá dentro do Festival Miradasdoc, na Espanha, em 2021.
O resultado da pré-seleção do programa será divulgado em 20 de setembro. Entre os dias 21 e 24 de setembro acontece uma bateria de entrevistas com os pré-selecionados. O resultado final será divulgado no dia 25 de setembro.
Conheça o regulamento completo aqui.
Com informações do Alma Preta