Mais de 2 mil pessoas lotaram o Salão Atlântico do Marina Park Hotel, para a filiação do senador e ex-governador Cid Gomes e da ex-governadora Izolda Cela ao PSB, neste domingo (4). A solenidade, coordenada pelo presidente do partido no Ceará, Eudoro Santana contou com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB-SP), da vice-governadora cearense, Jade Romero, de líderes socialistas como o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e também de outras legendas como o senador licenciado e ministro Camilo Santana (PT), os deputados Luiziane Lins e José Guimarães, além do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, além do ex-deputado Denis Bezerra. Lídice da Mata e Pedro Campos representaram a bancada do PSB na Câmara. Os senadores Augusta Brito (PT-CE) e Jorge Kajuru (PAB-GO).
Além de Cid e Izolda, 40 prefeitos de cidades do Ceará se filiaram ao PSB, dentre eles, Ivo Gomes, de Sobral. Assim, o partido se torna um dos maiores do Estado, com mais de 60 gestores municipais.
Eudoro Santana deu as boas vindas a Cid e lembrou da amizade de 40 anos com o senador, “que está de volta à sua casa”. Santana elogiou o governo de Cid (2007-2014) e citou os avanços obtidos na Educação Pública, “que tiveram continuidade com Camilo”.
Cid citou a sua amizade com o ministro Camilo Santana (Educação), fez referências ao vice-presidente Alckmin e ao ministro Márcio França e disse que a política se faz com amizade e projetos. Ele afirmou que o PSB do Ceará entrará forte nas eleições de 2024, filiando prefeitos e vereadores em todo o Estado.
Izolda Cela disse que se sente honrada em fazer parte do PSB e reforçou a necessidade de incentivar a presença das mulheres na política. “As transformações que desejamos acontecem pela escala da política”, disse.
Para o deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), é uma alegria receber os novos filiados do Ceará, em especial o senador Cid e a ex-governadora Izolda.
O senador Jorge Kajuru ressaltou a importância de resguardar a democracia e citou a CPI da COVID, a qual ele teve um importante papel, como fundamental para mostrar os crimes cometidos pelo Governo Bolsonaro na Pandemia.
O ministro Márcio França classificou o movimento do PSB cearense de filiação em massa como um dos mais expressivos dos últimos anos.
Camilo Santana destacou valores como lealdade e gratidão, citou a importância de Cid Gomes e Izolda Cela para os avanços na Educação Pública do Ceará e defendeu a unidade do grupo político que governa o Estado.
O vice-presidente Geraldo Alckmin disse que estar no ato de filiação do senador Cid e das diversas lideranças cearenses ao PSB era motivo de grande alegria. Elogiou o presidente do partido no Estado, Eudoro Santana e disse que a luta e o sacrifício dele pela democracia valeram a pena. E ressaltou ainda que essa mesma democracia foi salva pelo presidente Lula. “Um partido é feito de bandeiras, de programas e principalmente pelas mãos que empunham essas bandeiras”, resumiu.
Por Gabriel Carvalho