![Isabel Seixas de Figueiredo e Carlos Siqueira. Foto: Socialismo Criativo.](https://www.socialismocriativo.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Design-sem-nome-2-2.png)
Em reunião hoje (18) com o presidente do PSB, Carlos Siqueira, a diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Isabel Seixas de Figueiredo, lembrou ao presidente que o partido possivelmente é o que possui maior experiência acumulada em gestão de Segurança Publica no Brasil.
Segundo Isabel “o PSB pode fazer a diferença na Segurança Pública porque tem uma experiência acumulada, um importante legado que pode ser muito importante para uma visão estratégica da Segurança Pública”, afirmou. A especialista se refere às experiências de gestão que se iniciaram com o Pacto pela Vida em Pernambuco quando Eduardo Campos era governador daquele estado.
Depois o primeiro governo de Renato Casagrande no Espirito Santos implantou, nos mesmos moldes, o programa Estado Presente. E nos governos de Ricardo Coutinho na Paraíba, Rodrigo Rollemberg no Distrito Federal e Flavio Dino no Maranhão seguiram na mesma linha. Concordando com Isabel, o presidente Carlos Siqueira disse que o partido nunca capitalizou politicamente essas experiências por duas razões: primeiro porque os programas dos estados tomaram nomes diferentes e depois por deficiências na própria comunicação do PSB.
Leia mais: “Segurança pública deveria ser um grupo específico na transição”, diz Isabel Figueiredo
Outro ponto em que tanto a diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública quanto o presidente do PSB concordaram é que a segurança pela sua dimensão social, econômica e politica é uma relevante questão estratégica para o Brasil. No plano social é uma das principais reivindicações populares ao lado da educação, da saúde e do emprego. No plano econômico o presidente Carlos Siqueira afirmou que é impossível para o Brasil desenvolver plenamente o seu turismo se a questão da segurança publica não for assegurada.
Isabel informou que as empresas brasileiras gastam mais com segurança privada do que pesquisa e desenvolvimento tecnológico. E, finalmente, no plano politico ambos concordam que há déficit de compreensão por parte da esquerda sobre a questão da segurança. E dentre outros fatores, isso possibilitou a extrema direita assumir uma certa hegemonia no tratamento da questão, inclusive ganhar apoios nas policias militares.
Isabel Figueiredo informou ainda ao presidente do PSB que tanto o Fórum Brasileiro quanto outras instituições que se dedicam ao estudo da segurança publica é de que seja cumprida a promessa do Presidente eleito Lula de criar um Ministério da Segurança Publica que entendesse a segurança como um direito da população tão importante quanto o direito à Justiça. Embora reconhecendo a segurança como estratégica o presidente Carlos Siqueira manifestou-se favorável a manutenção do Ministério da Justiça e Segurança Pública, posição coincidente com a do senador eleito Flavio Dino. “Sou favorável à manutenção da segurança pública no âmbito do ministério da justiça”, comentou o presidente Siqueira.