
Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (19) mostra que o ex-presidente Lula (PT) mantém a liderança e aparece com 47% das intenções de votos contra 42% do presidente Jair Bolsonaro (PL).
No levantamento anterior, realizada há uma semana, Lula tinha 49% e Bolsonaro 41%. Dessa maneira, a diferença entre eles oscilou de oito para cinco pontos percentuais. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.
Quando são considerados apenas os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos e são usados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para totalizar o resultado do pleito, Lula aparece com 53% e Bolsonaro com 47%. No levantamento anterior o placar era de 54% para o petista e 46% para o presidente.
Leia também: Simone Tebet gera engajamento na campanha de Lula e busca indecisos
Desde o início do segundo turno, a Quaest incluiu um novo cálculo, o chamado likely voter (eleitor provável), que considera os eleitores com maior probabilidade de irem votar no dia 30 de outubro. Nesse segmento, Lula aparece com 52,3% dos votos válidos contra 47,2% de Bolsonaro.
Votos em branco, nulo ou não vão votar permanece em 6%. Os indecisos variaram de 4% para 5%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 (segunda-feira) e 18. Foram entrevistadas 2 mil pessoas.
Lula do Flow Podcast
A entrevista do ex-presidente Lula (PT) ao Flow Podcast, realizada na noite desta terça-feira (18), bateu um recorde que já é visto como histórico neste ano eleitoral: 1 milhão de espectadores simultâneos.
Com 1h e 15 minutos de podcast, precisamente às 20h16, um milhão de pessoas estavam escutando ou vendo ao mesmo tempo a entrevista do candidato petista que quer voltar ao Palácio do Planalto.
Na entrevista de Bolsonaro, o maior pico de audiência foi de 573 mil espectadores simultâneos no canal do YouTube do Flow Podcast. O programa com Lula ultrapassou a marca de 600 mil pessoas assistindo ao mesmo tempo após cerca de 10 minutos do início da entrevista.