A capital de Pernambuco, Recife, administrada pelo socialista João Campos, foi a cidade escolhida para sediar o escritório do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade na região Nordeste. O anúncio foi feito pelo prefeito recifense em sua conta no Twitter.
O ICLEI é uma rede global de mais de 1.750 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Com atuação em mais de 100 países, a iniciativa procura influenciar as políticas de sustentabilidade e impulsionar a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.
Leia também: Por uma nova economia brasileira criativa e sustentável
O prefeito João Campos comentou também que Recife integra a lista de cidades mais sustentáveis do mundo de acordo com o Carbon Disclosure Program. O programa reúne mais de 900 cidades que mensuram e divulgam dados ambientais para gerenciar emissões de carbono. A proposta é proteger esses locais dos efeitos da crise climática e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Visão socialista
A Autorreforma do PSB dedica o Eixo Temático III – Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde a essa temática. O documento defende uma política urbana consistente e aliada a uma agenda de sustentabilidade. Essa é a fórmula do partido para alcançar os objetivos da sociedade urbana de forma igualitária e saudável.
Para os socialistas, a cidade sustentável deve operar de forma equilibrada e eficiente os recursos necessários para o seu funcionamento. Tanto insumos de entrada, como terra urbana, recursos naturais, água, energia e alimentos; quanto os recursos de saída, como resíduos, esgoto e poluição.
“As questões ambientais influenciam diretamente na qualidade de vida e na subsistência da população nas cidades. A sustentabilidade urbana deve se preocupar em minimizar os impactos das atividades e processos das cidades no ambiente natural, cuidando para que as atividades humanas não comprometam os ecossistemas ligados às cidades, afetando a oferta de recursos naturais. Sendo assim, é essencial cuidar da qualidade do ar, da água e da impermeabilização do solo causada pelas pavimentações, bem como promover o aumento do uso de energias limpas e renováveis.”
Autorreforma do PSB