O socialista Renato Casagrande (PSB), que é o atual governador do Espírito Santo, vai disputar o segundo turno contra o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) para a garantir a reeleição. Com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o governador Casagrande obteve 976.652 votos (46,94%), enquanto Manato apareceu com 800.598 votos (38,48%)
Leia também: TSE condena Bolsonaro em R$ 20 mil por propaganda antecipada
História
José Renato Casagrande nasceu no município de Castelo, localizado no sul do Espírito Santo, no dia 03 de dezembro de 1960.
É casado e tem dois filhos. É formado em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa, e em Direito, pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
Casagrande foi eleito pelos capixabas ainda no primeiro turno, no dia 03 de outubro de 2010, com 1.502.070 votos, alcançando a maior votação de um governador na história política do Estado. Com 82,3% dos votos, Casagrande obteve ainda o segundo maior percentual de votos do país entre os governadores eleitos e reeleitos em 2010.
Antes de chegar ao Palácio Anchieta – a sede do governo capixaba – , foi senador da República, deputado Federal, vice-governador e deputado Estadual.Também já esteve à frente de cargos executivos como secretário de Estado de Agricultura, secretário municipal de Meio Ambiente da Serra e secretário municipal de Desenvolvimento Rural do município de Castelo.
No Senado, Casagrande foi líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB), um dos principais partidos do País, ao qual é filiado desde 1987. Atualmente, é secretário-geral da Executiva Nacional da sigla. Ele presidiu a Fundação João Mangabeira entre os anos de 2015 e 2018.
Durante seu mandato no Congresso Brasileiro, foi idealizador da reformulação do Código do Processo Penal; criou a Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas, foi presidente da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor; dentre outras atividades.
Em 1º de janeiro de 2019, Casagrande assumiu um novo mandato à frente do governo do Estado. Nas eleições de 2018, ele recebeu 1.072.224 votos, equivalente a 55,49% do total dos votos válidos.