
O ex-deputado federal Alfredo Sirkis, 69 anos, um dos fundadores do Partido Verde e ativista ambiental, morreu em um acidente de carro no Rio de Janeiro, na tarde de sexta-feira (10). Sirkis veio a óbito após o carro que dirigia capotar e atingir um poste no Arco Metropolitano (BR-493), na Baixada Fluminense. De acordo com a Folha, as investigações apontam que o ex-deputado perdeu a direção do veículo.
Ele estava a caminho do sítio da família em Vassouras (RJ), onde encontraria a mãe e o filho.
O presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Siqueira, manifestou em nota pesar pela perda de Sirkis, que foi filiado à legenda.
“Sirkis fará muita falta ao Brasil que, justamente neste momento, enfrenta uma situação das mais preocupantes em relação à preservação do meio ambiente. Um dos pioneiros na luta pela preservação no país, Sirkis dedicou sua vida à luta por um mundo mais limpo, economicamente mais justo e ambientalmente sustentável”, lamentou Siqueira.
Com uma trajetória extensa na vida política e militância ambiental, Alfredo Sirkis foi vereador, deputado federal, secretário de Urbanismo do Rio e candidato a presidente da República (1998). Na juventude, foi militante e participou de ações da guerrilha urbana contra a ditadura.
À Folha, ele contou que participou, por exemplo, do sequestro do embaixador suíço Giovanni Enrico Bucher, em 1970. Em 1971, ele foi para o exílio e morou no Chile, na Argentina e na França. Voltou em 1979, com a Lei da Anistia.
Integrante regular da delegação brasileira nas negociações sobre mudanças climáticas globais, ele fundou em 2015 o Brazil Climate Center, afiliado ao Climate Reality Project de Al Gore.
Sirkis também atuou como coordenador do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, apoiado pelo governo, até 2019, quando foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro.
Sirkis era casado com a escritora e empresária Ana Borelli, com quem não tinha filhos.
Nota de pesar do PSB
É com profunda consternação que recebemos a notícia do falecimento do ambientalista, jornalista e político Alfredo Sirkis, nesta sexta-feira (10), após um acidente de carro em uma rodovia no Rio de Janeiro.
Sirkis fará muita falta ao Brasil que, justamente neste momento, enfrenta uma situação das mais preocupantes em relação à preservação do meio ambiente.
Um dos pioneiros na luta pela preservação no país, Sirkis dedicou sua vida à luta por um mundo mais limpo, economicamente mais justo e ambientalmente sustentável.
Em 2013, filiou-se ao PSB e com o seu profundo conhecimento, contribuiu com o partido em debates e estudos profundos sobre os desafios na área ambiental.
Prestamos nossas condolências à família e aos amigos de Alfredo Sirkis.
CARLOS SIQUEIRA
Presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB