Deputados socialistas participaram da posse simbólica da nova diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE), nesta quarta-feira (25), no Congresso Nacional, em Brasília. A amazonense e estudante de Direito Bruna Brelaz é a nova presidente da entidade.
Durante o evento foi entregue a Carta ao Congresso Nacional ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), com as demandas dos estudantes sobre educação, democracia e meio ambiente.
“Hoje a nossa principal luta é derrubar esse governo genocida, mas é também apresentar um projeto de país, porque temos projeto e pauta para a educação”
Bruna Brelaz
“Durante estes 84 anos da UNE, nós estudantes nunca titubeamos quando o assunto é defender o Brasil. Todos os diretores e diretoras que vão compor a nova gestão da UNE vão honrar essa história derrubando o pior presidente da última década”, disse ainda Bruna Brelaz.
O líder da Minoria Marcelo Freixo (PSB-RJ) destacou a importância da UNE para a democracia no Brasil. Para ele, a posse ser realizada no Congresso neste momento é muito simbólica.
“Agora que a nossa democracia está ameaçada, uma nova chapa formada hegemonicamente por mulheres assume com esse papel tão importante”, afirmou Freixo.
O líder da Oposição Alessandro Molon (PSB-RJ) e o líder do PSB na Câmara Danilo Cabral (PE) também marcaram presença no ato.
O deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP) ressalta a importância de uma mulher nortista presidir a entidade.
“Me sinto muito representado em ver uma mulher nortista liderando os estudantes brasileiros. Eu que quando estudantes derrubei um presidente junto com a UNE no #ForaCollor olho para vocês e sinto esperança em que é possível construir um outro Brasil!
O deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) afirmou que a posse de Bruna Brelaz traz esperança pelo que a UNE representa.
“Parabenizar a primeira presidenta negra, nortista da UNE. Isso nos torna esperançosos em tudo que a UNE representa em termos de luta e resistência no próximo período”
Mesmo à distância, o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) acompanhou a posse de Bruna Brelaz.
Leia também: Socialistas defendem educação no Dia do Estudante
A diretoria da UNE foi eleita em 18 de julho, no Congresso Extraordinário realizado pela entidade. A amazonense Bruna Brelaz é a presidente eleita.
Entre as principais pautas da gestão também estão a defesa de um ENEM justo e democrático, a renovação da Lei de Cotas e a defesa do meio ambiente.
Com informações da Agência Senado