
O diretor de cinema estadunidense, Spike Lee, lançou em seu Instagram, no domingo (31), um curta-metragem inspirado na história dos crime ocorridos contra George Floyd e Eric Garner (2014).
No curta, o cineasta relaciona os fatos ocorridos com Radio Raheem, personagem de uma de suas maiores obras, o filme “faça a coisa certa” (1989), com a realidade vivida por Eric Garner e George Floyd.
Na postagem ele diz: “3 Brothers-Radio Raheem, Eric Garner And George Floyd (3 Irmãos – Rádio Raheem, Eric Garner e George Floyd).
A produção, divulgada em meio à alta temperatura dos protestos antirracistas nos Estados Unidos, Europa, inclusive no Brasil, mostra que o problema enfrentado pelo povo negro, retratado na obra de Lee há décadas, ainda persiste. O vídeo já começa com o questionamento: “A história vai parar de se repetir?”
Assista a produção, que também foi transmitida pelo canal CNN.
Floyd, um homem negro desarmado, 46 anos, morreu asfixiado em Minneapolis depois que Derek Chauvin, um policial branco, se ajoelhou sobre seu pescoço por mais de oito minutos. Em 17 de julho de 2014, Eric Garner morreu após ter sido estrangulado, por cerca de 15 a 19 segundos, por um policial de Nova Iorque.
Dias depois do assassinato filmado, o agora ex-policial Chauvin foi declarado culpado de homicídio contra George Floyd preso.
1 comentário