Think Tanks são instituições ou organizações voltadas para a produção e difusão de conhecimento sobre temas políticos, econômicos ou científicos. Tem a função de pautar debates por meio da publicação de estudos, artigos e da participação de seus integrantes na mídia. Trabalham temas de interesse público, como centros de pensamento dedicados a projetar alternativas e prováveis efeitos de problemas que afligem a sociedade.
Tem origem nos Estados Unidos e na Europa com o estabelecimento de organizações como Russell Sage Foundation (1907), o Carnagie Endowment for International Peace (1914), o Kiel Institute of World Economics (1914) e o Royal Institute for International Affairs (1920). O termo Think Tank foi introduzido nos Estados Unidos apenas durante a Segunda Guerra Mundial para caracterizar o ambiente seguro no qual os especialistas militares e civis se situavam para poder desenvolver planos de invasão e estratégias militares.
Após a guerra, o termo Think Tank foi aplicado a organizações que passaram a realizar pesquisas sob encomendada, como a Rand Corporation. O uso do termo foi expandido nos anos 1960 para descrever outros grupos de especialistas que formulavam recomendações políticas e, inclusive, alguns institutos preocupados com o estudo de relações internacionais e questões estratégicas do Estado. Por volta de 1970, o nome Think Tank foi aplicado a instituições focadas não somente em política externa e estratégia de defesa, mas também em questões políticas, econômicas e sociais correntes. Desde então, vem gradativamente se popularizando.”
Think Tanks servem para influenciar a opinião pública, formuladores de políticas e legisladores sobre as alternativas às questões que envolvem os temas em pauta.
Alguns Think Tanks brasileiros têm adquirido projeção nas últimas décadas, como a Fundação FHC (antigo Instituto FHC), o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). A Fundação Getulio Vargas é considerada um Think Tank em função do grande volume de centros de pensamento que exercem esse papel em sua estrutura e foi eleita como principal Think Tank da América Latina (pelo oitavo ano consecutivo), segundo o Global Go To Think Tanks Index, da Universidade da Pennsylvania.
Dentre os mais renomados Think Tanks internacionais estão o Brookings Institution (em Washington D.C.), o Chatham House (em Londres), o RAND Corporation (em Santa Mônica, na Califórnia), o Transparency International (em Berlim) e o Amnesty International (em Londres) entre outros. O Google Ideas, Think Tank do Alphabet criado em 2011, foi transformado, ano passado, na incubadora de tecnologia Jigsaw.
Para saber mais:
1) Navegue no site On Think Tanks, uma plataforma de ideias e iniciativas de apoio para Think Tanks do mundo todo.
2) Assista, no site da FGV, World-renowned Think Tank, vídeo que explica da importância da Fundação como Think Tank.
3) Leia, no site do Instituto Millenium, O Que Significa Um Think Tank No Brasil De Hoje.
4) Assista ao TED The era of open innovation, de Charles Leadbeater, consultor de inovação e pesquisador do Think Tank Demos, em Londres. Sua fala defende que inovação não é mais algo que venha de profissionais mas, sim, de amadores apaixonados que usam novas ferramentas e são capazes de criar produtos e paradigmas que empresas não podem.
Fonte: Projeto Draft