Tem repercutido nas redes sociais um vídeo no qual o jornalista Diogo Mainardi afirmou que o Nordeste “sempre foi retrógrado” e “bovino”. Além disso há um trecho em que o pai dele, o publicitário Enio Mainardi, diz: “Eu não botaria preto nos meus comerciais, porque o preto desvaloriza o produto“. As declarações dos Mainardis foram consideradas racismo e causaram reação nas redes.
Em sua conta do Twiitter, a colunista Mônica Bergamo postou dois vídeos contendo declarações: o primeiro alimentando o preconceito contra os nordestinos; o segundo com afirmações abertamente racistas.
Leia também: Tem um negro na minha vaga
Em entrevista, Diogo Mainardi afirmava em declaração racista que, “o Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi bovino, sempre foi subalterno em relação ao poder (…) região atrasada, pouco educada“. “Eu sou paulista antes de ser brasileiro”.
A publicação das declarações dos Mainardis, a poucos dias no início do Mês da Consciência – que tem no dia 20 de novembro sua data central – a contar pela reação nas redes nesse – e em casos recentes como do Nubank – deixa claro que esse não será um novembro fácil para para o racismo estrutural no Brasil.
Com informações do Twitter