
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, se manteve em silêncio em depoimento na manhã desta sexta-feira (29) no Ministério da Educação. Durante o interrogatório ele não respondeu às perguntas dos delegados. O depoimento era parte das investigações do chamado “inquérito das fake news”, aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A ordem para que Weintraub prestasse depoimento partiu do ministro Alexandre de Moraes, do STF, responsável pelo inquérito, que apura a disseminação de notícias falsas e ameaças aos ministros do tribunal.
O objetivo do depoimento era esclarecer a manifestação de Weintraub na reunião ministerial de 22 de abril, cujo conteúdo se tornou conhecido na semana passada.
O ministro defendeu a prisão de ministros do STF, chamados por ele de “vagabundos”. “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF“, declarou na ocasião (relembre no vídeo abaixo).
A fala mais grave até agora, e com potencial de consequências imediatas e de Weintraub falando em colocar os 11 ministros do STF na cadeia. No vídeo o ministro da Educação demonstra seu total desprezo às populações indígenas. Bolsonaro o manterá no cargo? pic.twitter.com/ValIvWTX8p
— George Marques ??? (@GeorgMarques) May 22, 2020
O governo tentou impedir o depoimento de Weintraub. O ministro da Justiça, André Luiz Mendonça, entrou com um habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar suspender o depoimento.
André Mendonça argumentou que não existe relação entre o objeto do inquérito e o exercício da liberdade de expressão.
Com informações do G1.