Marcadas para este final de semana nas capitais, regiões metropolitanas e cidades do interior, carreatas e outras manifestações exigem que a Câmara dos Deputados abra um processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por vários crimes cometidos na sua gestão, principalmente na saúde pública.
Leia mais: Em nota conjunta, PSB-AP reitera participação em ato de ‘Impeachment Já’
As manifestações foram marcadas depois que o país testemunhou, assustado, o boicote que o presidente e seus principais assessores vem fazendo para dificultar a campanha de vacinação contra o coronavírus e a adoção de medidas de distanciamento social e o uso de máscaras.
Além de não seguir as regras básicas adotadas pelo Ministério da Saúde do seu próprio governo para conter o vírus, Bolsonaro faz questão de provocar aglomerações e nunca usa máscaras.
A situação em Manaus colocou uma pá de cal na popularidade do presidente e movimentou as redes sociais. A convocação para manifestações a favor do impeachment nas ruas rapidamente foi organizada por vários grupos contrários ao governo.