O comércio tradicional não será mais o mesmo. Com a pandemia da Covid-19, as possibilidades de comprar quase tudo pela internet dispararam. Muitas empresas se viram obrigadas a diversificar os canais de venda ou migrar para plataformas digitais. As lojas físicas terão novos desafio nos próximos anos para não perder a relevância diante do cliente.
“Mesmo depois que a pandemia estiver superada, o consumidor vai pensar duas vezes antes de se deslocar”, prevê Sílvio Laban, professor do Insper. Ele antecipa que a fronteira entre o comércio físico e o digital ficará cada vez mais tênue. Assim, será muito mais frequente que a compra comece na loja e termine no e-commerce, e vice-versa.
Realidade virtual no comércio
Vitor Magnani, presidente do conselho de comércio eletrônico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SP), aposta no uso de realidade virtual.
”Na loja, por exemplo, a simulação de uma partida de basquete pode dar ao consumidor a possibilidade de testar o melhor tênis como se ele estivesse na quadra.’’
Vitor Magnani
A tecnologia também pode levar a experiência da loja para a casa do comprador. Óculos de realidade virtual vão permitir percorrer corredores, ver os produtos expostos e interagir com atendentes.
“Daqui a alguns anos, teremos provadores de roupas virtuais. E já existem startups que tentam transmitir aromas pela internet”, diz Ricardo Balkins, sócio-líder da área de bens de consumo da consultoria Deloitte.
Mudanças no comércio tradicional
As mudanças em curso não significam a morte dos pontos físicos, afirma Balkins .“Desde o ano 2000, ouço essa história de que a loja vai acabar. Mas de fato vamos encontrar cada vez menos o modelo que conhecemos hoje, com um monte de produtos nas prateleiras, filas e serviço muitas vezes ruim”, explica.
Os shoppings também não serão os mesmos, diz Magnani. “Hoje, em São Paulo, esses estabelecimentos já são vistos não só como um lugar de compra, mas de lazer. Essa tendência vai se intensificar.”
Esses locais devem se tornar centros de distribuição de produtos, algo já ensaiado na pandemia. “Eles estão localizados em ótimos espaços na cidade e têm a vantagem de que as lojas já estão ali”, diz.
Áreas tradicionais de comércio (como varejo e atacado) não serão poupadas do crescimento das vendas online. As lojas deverão se digitalizar e operar sem atendimento presencial, só com estoque e distribuição.
“Já podemos ver essa mudança na 25 de Março e no bairro da Liberdade, onde vários comerciantes já vendem por redes sociais e aplicativos de mensagens.”
Vitor Magnani
A digitalização pode ser benéfica também para bairros com populações de baixa renda. Hoje, o sucesso de uma loja física depende em grande parte de um ponto bem localizado, o que aumenta o investimento inicial e os custos fixos.
No modelo online, o vendedor pode ter clientes de qualquer parte da cidade e facilmente escalar as vendas.
Menos tempo para compras
Laban comenta que outra tendência é que o consumidor gaste menos tempo com compras que não dão prazer. Clubes de assinatura de itens de uso frequente, como produtos de limpeza, poderão substituir as idas ao mercado.
No Brasil, um dos principais entraves ao comércio é o transporte. “Há déficit de estradas, e o modal aéreo é pouco explorado”, diz Rodrigo Bandeira, vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) .
Uma alternativa que tem se tornado popular é a retirada dos produtos em lojas conveniadas ou pontos de entrega. “Você compra pela internet e, para evitar o custo de frete, busca o item em uma loja de conveniência, por exemplo”, diz Balkins, da Deloitte.
Ele afirma ainda que esse meio de entrega tem efeito duplo: viabiliza a venda de produtos de preços baixos, que acabam tendo o custo do frete igual ou maior que o da mercadoria, e dá sobrevida aos estabelecimentos menores.
Outra solução para contornar problemas logísticos é a impressora 3D. “Será possível comprar online, ir até um quiosque em um shopping e imprimir o item”, afirma Balkins.
“As pequenas lojas, que correm o risco de serem engolidas pela falta de tecnologia, podem servir como pontos de distribuição de marcas maiores. Essa visita gera uma oportunidade para o comerciante vender os próprios produtos.”
Ricardo Balkins
Era dos drones
Entregas por drones não demorará a se tornar realidade, mas precisam primeiro ser regulamentadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O uso dos equipamentos depende da mitigação de riscos, como quedas.
Além de querer receber sua compra forma rápida e conveniente, o consumidor dos próximos anos se preocupará cada vez mais com a procedência daquilo que compra.
“Hoje, ele não está disposto a pagar mais por um produto sustentável, prefere o mais barato”, diz Balkins, que acredita que esse cenário mudará no futuro, influenciado pela baixa dos preços desses itens.
Laban afirma que a pandemia fez aumentar o interesse em informações sobre a origem e o trajeto das mercadorias.
“O consumidor quer saber de onde o produto veio, os cuidados que foram tomados durante o transporte, as condições de armazenamento.”
Silvio Laban
Com informações da Folha de S.Paulo