O deputado federal Denis Bezerra (PSB-CE), protocolou requerimento na Câmara dos Deputados para garantir que o governo Bolsonaro irá cumprir o prazo para chegada de 5,4 mil novos insumos da China para fabricação de mais de 8 milhões de doses da CoronaVac. A previsão, segundo o Instituto Butantan, é 3 de fevereiro.
“A vacina contra a Covid-19 já é uma realidade. Precisamos agora assegurar o acesso a mais insumos para fabricar novas doses. O Brasil sofre com a perda de mais 217 mil vidas para o novo coronavírus. Por isso, é urgente unir esforços, estreitar os laços com as autoridades estrangeiras e acelerar a fabricação de mais vacinas”, declarou Denis Bezerra.
O PSB tem acompanhando os desdobramentos do plano de vacinação da Covid-19. No requerimento, o deputado cearense questiona ainda, as possíveis barreiras para a chegada da matéria-prima diante dos ataques cometidos pelos filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, contra a China e sua embaixada aqui no Brasil.
Leia mais: Após provocar conflitos, Bolsonaro afaga China e agradece insumos
A produção de novas doses da CoronaVac está parada desde 17 de janeiro por falta de insumos. “Chegando a matéria-prima de 5.400 litros no próximo dia 3, iniciaremos a produção. [As doses] serão liberadas 20 dias depois, cumprindo assim o ciclo de qualidade”, explicou o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.
“Temos que cobrar o comprometimento e respeito do Governo Bolsonaro com as nações parceiras e, sobretudo, com o próprio povo brasileiro para que possamos superar esse momento de crise causado pela pandemia! Os brasileiros não podem esperar mais!”, salientou Bezerra.
Cheio de tropeços no enfrentamento a pandemia, desencontro de informações, mudança de discurso e descaso com a população, Bolsonaro afunda ainda mais o país na crise sanitária do novo Coronavírus. O Legislativo se organiza para salvar o país, que já contabiliza mais de 200 mil mortos pela doença.
Com informações da UOL