Mais dois ministros do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) anunciaram nesta segunda-feira (20) que foram contaminados pelo novo coronavírus e estão com infectados com a Covid-19.
Pela manhã, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, informou em seus perfis nas redes sociais que está com Covid. Ele afirmou ter começado a sentir os sintomas da doença na quinta-feira (16) e ter feito os exames no dia seguinte.
“Quinta à noite comecei a sentir sintomas que poderiam ser da covid. 6a passei por exames, entre eles o PCR e o resultado saiu hoje e o covid foi detectado. Desde 6a estou seguindo o protocolo de azitromicina, ivermectina e cloroquina e já sinto os efeitos positivos”, disse, fazendo menção ao medicamento defendido pelo presidente, cuja eficácia é contestada.
Na tarde de hoje, o novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, também recorreu ao Twitter para anunciar que também foi infectado pelo vírus.
“Acabo de receber agora pela manhã resultado positivo para covid. Já estou medicado e despacharei remotamente”, postou.
Desobediência ao decreto
Assim como o presidente da República, desde o início da pandemia, Onyx Lorenzoni tem ido a manifestações a favor do governo e a eventos públicos sem usar a máscara de proteção contra o novo coronavírus, desrespeitando o decreto do Distrito Federal, que tornou obrigatório o uso de máscaras.
Já Ribeiro, de 62 anos, que tomou posse na última quinta (16) no Palácio do Planalto, fez uso da máscara em quase todo o evento, tirando-o apenas durante seu discurso. O ato foi fechado e não contou com a presença representantes da imprensa. Jair Bolsonaro participou apenas virtualmente, via videoconferência.
Na cerimônia, estiveram presencialmente os ministros Braga Netto (Casa Civil), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos(Secretaria de Governo), Paulo Guedes (Economia) e Fábio Faria (Comunicações).
Covid no Planalto
Com os resultados, Lorenzoni e Ribeiro passam a integrar a lista de autoridades ligadas ao governo que já testaram positivo para a doença. A relação é formada pelos ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), e Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Fábio Wajngarten (secretário-executivo do Ministério das Comunicações), quando ainda era secretário da Secretaria de Comunicação da Presidência.
Jair Bolsonaro anunciou no último dia 7 de julho que havia contraído a covid-19, depois de ter minimizado a doença desde a chegada do vírus ao país. Há duas semanas ele vem trabalhando na residência oficial do Palácio da Alvorada, enquanto se recupera.