O deputado Rogério Correia (PT-MG) apresentou um Requerimento de Informação para pedir que a Câmara cobre a divulgação do cartão de vacinação de Jair Bolsonaro (sem partido), após o Palácio do Planalto decretar sigilo de até 100 anos ao material nesta sexta-feira (8).
Em resposta a um pedido da coluna do jornalista Guilherme Amado, na Revista Época, por meio da Lei de Acesso à Informação, a Presidência vetou a divulgação de qualquer informação sobre as doses de vacinas recebidas pelo presidente. Segundo o Planalto, os dados “dizem respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem”.
Leia também: A culpa é sua, Bolsonaro: manifestantes protestam após 200 mil mortos por Covid-19
“Enquanto dezenas de países executam o plano de vacinação contra a Covid-19, o Brasil ultrapassou dramaticamente as 200 mil mortes notificadas. O governo federal ainda não dispõe sequer dos insumos básicos para vacinação e o país segue sem previsão oficial para o início da imunização”, escreveu Correia à Mesa Diretora da Câmara.
Exames de Covid de Bolsonaro
Correia afirmou que sua solicitação busca garantir o “interesse público coletivo, os princípios da moralidade e probidade da administração pública”.
Se a Casa endossar o documento, pode dar um prazo para o Planalto fornecer o cartão de vacinação de Bolsonaro, como aconteceu em abril do ano passado com os exames de Covid-19 que o presidente ocultava.
Leia também: Suspensão de compra de seringas ameaça vacinação de outras doenças
A Câmara prevê crime de responsabilidade para o ministro que se recusar a responder a requerimentos ou respondê-los com informações falsas.
Com informações da Revista Época
1 comentário