A médica Eudócia Maria Holanda de Araújo Caldas, a Doutora Eudócia (PSB-AL) tomou posse nesta terça-feira (24) como senadora. Ela passa a compor, ao lado Dário Berger (PSB-SC) a bancada socialista no Senado Federal.
Eudócia é mãe do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, também do PSB. Além de pediatra, ela é capitã da Polícia Militar e a primeira suplente de Rodrigo Cunha (PSDB-AL), que sai de licença para concorrer ao governo de Alagoas nas eleições de outubro.
Leia também: Freixo aparece empatado com Castro e Crivella, diz pesquisa
Cunha ficará afastado por quatro meses e tem o retorno previsto para o dia 22 de setembro.
A socialista assume com apoio do setor evangélico alagoano, que tem destacado a experiência política da liderança. Ela foi prefeita do município de Ibateguara, a 115 km de Maceió, quando recebeu o prêmio de melhor prefeita do Brasil.
No Twitter, o prefeito de Maceió JHC comemorou a posse da mãe. “Além de ser uma mãezona, ela é capitã da Polícia Militar e uma médica pediatra que dedicou boa parte da vida a cuidar das crianças alagoanas”, escreveu o socialista.
JCH também publicou o convite para a posse da mãe e ressaltou que com a posse ela poderá contribuir ainda mais para o Estado.
“Ganham Alagoas e Maceió, que terão uma senadora dedicada a trazer investimentos pra nossa capital”, disse.
A posse foi transmitida pela TV Senado. Confira:
Renan Calheiros X Arthur Lira
Além de Rodrigo Cunha (PSDB-AL), o ex-presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (MDB-AL) também deve deixar o mandato no início de junho.
A previsão é que Calheiros confronte no cenário político alagoano seu inimigo declarado, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, nas eleições deste ano.
Renan se licenciará para coordenar campanhas de aliados. Ele apoia Paulo Dantas ao governo estadual e Renan Filho ao Senado Federal.
Do outro lado, Lira apoia o senador Rodrigo Cunha (PSDB) ao governo e o vereador Davi Davino ao Senado.