O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto no primeiro turno das eleições e o presidente Jair Bolsonaro (PL) 36%, segundo pesquisa Ipespe, divulgada neste sábado (10).
Em comparação ao levantamento anterior, divulgado no último dia 3, Lula manteve o mesmo índice e Bolsonaro subiu – dentro da margem de erro – 1 ponto percentual.
O candidato Ciro Gomes (PDT) oscilou um ponto para baixo (tinha 9%) e agora tem 8% das intenções de voto. Em seguida, Simone Tebet (MDB) se manteve estável e aparece com com 5%.
Segundo turno
Em eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, de acordo com a pesquisa, o ex-presidente tem 52% das intenções de voto, contra 39% do chefe do Executivo. Lula oscilou um ponto para baixo, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para cima. Em ambos os casos, a variação se deu dentro da margem de erro.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados previamente pelo pesquisador, Lula tem 40% das intenções de voto, e Bolsonaro, 34%.
O levantamento, realizado por telefone, ouviu 1.100 pessoas entre os dias 7 e 9 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e a sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07606/2022. O levantamento foi contratado pela Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais (Abrapel).
Mulheres negras
Já o detalhamento da pesquisa Datafolha, que mostra redução para 11 pontos da vantagem de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL), revela que as eleições de 2022 expõe uma luta secular para reduzir o fosso da desigualdade social no Brasil, comandado por uma pequena parcela de cerca de 705 mil homens brancos e ricos (0,56% da população adulta) que têm uma renda mais de 100 vezes superior à de 32,7 milhões de mulheres negras, que representam 26% da sociedade brasileira, segundo estudo do Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades, da Universidade de São Paulo, divulgado no ano passado.
São essas mulheres negras e pobres que asseguram a liderança de Lula na disputa presidencial deste ano. Segundo o Datafolha, o petista lidera com folga entre as mulheres por 46% das intenções de votos contra 28% Jair Bolsonaro (PL) e pobres – com rendimento até 2 salários mínimos – por 54% a 26%.
No entanto, é entre a população preta – vítima recorrente dos arroubos racistas de Bolsonaro – onde Lula cresce e tem a maior vantagem. Segundo o Datafolha, o petista passou de 51% para 54% na preferência dos negros entre as pesquisas divulgadas entre os dias 1º e 9 de setembro.