Neste domingo (30), o socialista João Azevedo (PSB) foi para o segundo turno das eleições pelo governo da Paraíba. O candidato teve 863.174 votos, o que corresponde a 39,65% dos votos válidos contra 520.155 votos (23,90%) de Pedro Cunha Lima (PSDB).
Em 2018, João Azevêdo foi eleito governador de PB com 1.119.758 votos, que representaram 58,18% dos válidos.
A reeleição leva João ao segundo mandato como governador, assim como também elege a vice-governador o advogado Lucas Ribeiro, do Progressistas (PP). A coligação que apoiou a candidatura se chama ‘Juntos pela Paraíba’ e foi composta pelo PSB, Agir, PP, Avante, PMN, PSD, Solidariedade, Pode, Republicanos, Patriota e PROS.
Trajetória
Professor aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), João Azevêdo tem 69 anos, nasceu em João Pessoa, e é engenheiro civil, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Técnico.
João Azevêdo também foi diretor, nos anos 1980, da Divisão de Planejamento Habitacional do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (Ipep), hoje, Paraíba Previdência (PBprev). Entrou para a política oficialmente em 2018, quando filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro, o PSB, e se candidatou a governador pela primeira vez.
Nos anos 2000, foi secretário nas Prefeituras de Bayeux e de João Pessoa, tendo assumido pastas como Planejamento e Habitação. No governo do estado, antes de sua primeira eleição em 2018, foi secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, desde 2011.
Relembre as propostas
João Azevêdo declarou que suas propostas estão fincadas na valorização da Saúde, investimentos na Educação e combate à fome.
O governador reeleito da Paraíba disse que vai contar com políticas de fortalecimento direcionadas aos municípios.
“O nosso plano de governo se baseia principalmente numa eficiência da governança do estado. Se baseia também em propostas principalmente no avanço do uso de tecnologias cada vez maiores. Essas são propostas que nós vamos fazer pra que possamos manter, principalmente, um foco importante na geração de emprego e renda, que hoje é o que mais preocupa o brasileiro. As políticas públicas de Segurança, as políticas públicas de Saúde, as políticas públicas de Educação, elas estão estabelecidas e nós vamos ampliá-las nesses próximos anos”, declarou.
João Azevedo também tem em seu programa o projeto “Tá na Mesa” e o convênio para construção de creches em 213 municípios do Estado.