
Os temporais que atingem Pernambuco há uma semana já causaram a morte de 56 pessoas, segundo o governo estadual. Outras 56 pessoas estão desaparecidas. Há ainda 3.957 cidadãos desabrigados. Os números foram divulgados neste domingo (29).
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) afirmou, neste domingo (29), que os 92 bombeiros militares que tiveram suas nomeações antecipadas já estão nas ruas, atuando nas áreas atingidas pelas chuvas.
Câmara também disse que o governo trabalha para desobstruir acessos às cidades e restabelecer o abastecimento de água. De acordo com ele, as Forças Armadas também disponibilizaram efetivos que estão sendo enviados aos municípios.
“O trabalho é continuar atuando nas áreas críticas e ao mesmo tempo restabelecer os serviços nas cidades”, afirmou o governador.
Estado de emergência
Nove municípios pernambucanos já declararam estado de emergência por conta da chuva. São eles: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Cabo de Santo Agostinho, São José da Coroa Grande, Nazaré da Mata, Macaparana e São Vicente Ferrer.
Leia também: Fortes chuvas: João Campos decreta situação de emergência no Recife
No sábado (28), pelo menos 30 pessoas morreram em decorrência dos temporais só na região metropolitana do Recife. Ao menos 20 morreram por conta de um deslizamento no bairro de Ibura, que fica entre a capital e Jaboatão dos Guararapes.
Pernambuco também recebeu bombeiros da Paraíba e especialistas em deslizamentos de Minas Gerais para auxiliarem em resgates.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem um alerta para chuvas fortes em Recife e região neste domingo. A previsão do tempo também aponta possibilidade de chuvas na capital durante os próximos sete dias.
Com Brasil de Fato