O prefeito do Recife, João Campos (PSB), decretou situação de emergência, neste sábado (28), para dar maior agilidade no suporte às famílias atingidas pelas fortes chuvas. Ele também solidarizou com todas as famílias dos 33 mortos vítimas da tragédia.
As fortes chuvas são causadas pelo fenômeno Ondas de Leste e, em alguns pontos, o acumulado chega a 428 milímetros nas últimas 96 horas.
“Reforçamos o pedido que foi enviado para as 32 mil famílias que estão em áreas de risco para que busquem abrigo em casa de amigos e parentes ou nos abrigos da prefeitura. Para as pessoas que não estão em áreas de risco, a gente pede que evite o deslocamento na cidade ao longo do dia de hoje. Nós estamos abrindo as escolas para poder também reforçar no acolhimento dessas famílias”, anunciou no início da noite deste sábado.
Também de acordo com João Campos, a Defesa Civil está em campo prestando atendimento à população.
Leia também: João Campos lança programa de democratização dos livros, no Recife
Alerta para mais chuvas
Na sexta-feira (28), a Prefeitura do Recife havia anunciado a disponibilidade de vagas nos abrigos Irmã Dulce e Emergencial para acolher os moradores com estrutura humanizada com atendimento psicossocial, através de uma equipe multidisciplinar.
O prefeito João Campos convocou mais de 3 mil servidores municipais, de diversas secretarias e órgãos da administração direta e indireta, para atuar em regime de plantão desde o início dessa sexta-feira.
O objetivo é garantir a segurança das pessoas e mitigar os efeitos das chuvas na cidade.
“São mais de 400 profissionais da Defesa Civil e outros 2.600 de outras áreas que estarão trabalhando para mitigar os possíveis impactos dessas chuvas”, afirmou João Campos.
Fortes chuvas
A Prefeitura do Recife ressalta que há quase uma semana a cidade tem registrado chuvas de forte intensidade e poucos períodos de sol, fazendo com que o solo fique encharcado com água.
“A nossa maior preocupação é garantir a segurança das pessoas. Seguiremos, aqui, monitorando e realizando as ações que esse momento exige”, alerta o prefeito.
Além disso, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 148 milhões na Ação Inverno, iniciativa que conta com obras de contenção de encostas, limpeza de canais, micro e macrodrenagem, prevenção e monitoramento em áreas de risco e eliminação de pontos críticos de alagamento. O valor investido em 2022 é cerca de 50% maior em relação ao ano passado.