Na noite desta quinta-feira (18), o presidente do Banco do Brasil, André Brandão, pediu renúncia do cargo. O executivo deixará o posto no final do mês de março. A informação foi divulgada pela instituição por meio de fato relevante.
Leia também: Presidente do Banco do Brasil coloca cargo à disposição e abre corrida política
“O Banco do Brasil (BB) comunica que o Sr. André Guilherme Brandão entregou, nesta data, ao Exmo. Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro , ao Exmo. Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes , e ao Ilmo. Presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil, Hélio Lima Magalhães pedido de renúncia ao cargo de presidente do BB, com efeitos a partir de 01 de abril de 2021”, afirmou o BB no comunicado.
De acordo com o G1, Brandão passou por “fritura” em fevereiro após anunciar enxugamento do banco, com fechamento de agências e programas de demissão voluntária, o que desagradou o presidente Jair Bolsonaro. Desde então, a saída de Brandão do banco passou a ser vista como uma possibilidade concreta.
Com mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro, Brandão havia sido escolhido para a presidência do BB em agosto de 2020, indicado pelo Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes.
O novo presidente do Banco do Brasil será indicado por Bolsonaro. O mais cotado para ocupar a vaga é o atual presidente da Caixa Seguridade, Eduardo Dacache, preferido pela equipe econômica chefiada por Guedes. Dacache, no entanto, enfrenta resistência da cúpula do banco público, que avalia que há conflito de interesses porque os dois bancos públicos, BB e Caixa, concorrem entre si.
Fato relevante do BB
Confira a íntegra do fato relevante divulgado pelo Banco do Brasil:
FATO RELEVANTE
Em conformidade com o § 4º do art. 157 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e com a Instrução CVM nº 358, de 03 de janeiro de 2002, o Banco do Brasil (BB) comunica que o Sr. André Guilherme Brandão entregou, nesta data, ao Exmo. Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, ao Exmo. Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, e ao Ilmo. Presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil, Hélio Lima Magalhães pedido de renúncia ao cargo de presidente do BB, com efeitos a partir de 01 de abril de 2021.
- Sendo aceita a renúncia pelo Presidente da República, a indicação do novo presidente do BB deverá acontecer na forma do artigo 24, inciso I do Estatuto Social do BB.
- Fatos adicionais, julgados relevantes, serão prontamente divulgados ao mercado.
Brasília (DF), 18 de março de 2021.
Carlos José da Costa André
Vice-Presidente Gestão Financeira e Relações com Investidores