O senador Humberto Costa (PT-PE) acusou nesta terça-feira (7), em pronunciamento, o governo federal de não repassar aos estados e municípios os recursos necessários para o combate à pandemia do coronavírus.
Verbas estas que, de acordo com o parlamentar, seriam usadas para instalar novos leitos de UTI, para a aquisição de respiradores e para a contratação de novos profissionais de saúde. Segundo ele, tudo isso está parado à espera do dinheiro que não é liberado.
Desde o começo do governo, a única coisa que Bolsonaro faz insistentemente, e com bastante eficiência, é produzir crises. Contra o coronavírus, ele só atrapalha. E, assim, o Brasil tem de enfrentar a propagação da doença e as ações tomadas por ele. pic.twitter.com/6EtEgHWerk
— Humberto Costa (@senadorhumberto) April 7, 2020
Ele considerou igualmente muito grave que, apesar de já ter sido aprovada há vários dias, a ajuda de R$ 600,00 para a população mais vulnerável ainda não esteja sendo paga.
Costa disse que o episódio envolvendo a possibilidade de demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mostra que o presidente da República, Jair Bolsonaro, já não governa mais, sendo na prática tutelado por membros da sua equipe e pelo Congresso.
Ele disse que o mandatário não tem capacidade para desempenhar suas funções e constantemente gera crises, que depois não sabe administrar. Considerou que, no grave momento atual, de enfrentamento da pandemia de Covid-19, “Bolsonaro só faz atrapalhar”.
“O Brasil tem que enfrentar o vírus e enfrentar as ações que são desenvolvidas pelo presidente da República que, no seu afã e na sua preocupação com a economia, despreza aquelas orientações essenciais dadas por autoridades de saúde pública do Brasil e do mundo e que são as que têm dado certo no enfrentamento do coronavírus”, afirmou o senador.
Com Agência Senado