O ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL) em todas as regiões do Brasil, segundo a última pesquisa Datafolha. Ao considerar a margem de erro, o petista lidera no Sudeste e no Nordeste. Nas demais regiões, há empate técnico.
As margens de erro variam de acordo com cada região. No Sudeste, é de 2 pontos percentuais. No Sul e no Nordeste é de 5 e 4 pontos, respectivamente. No Norte e Centro-Oeste é de 7 pontos.
No cenário geral, a pesquisa indica que Lula tem 45% das intenções de voto no 1º turno, enquanto Bolsonaro marca 32%. Os números oscilaram dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais.
“Se formos reparar, no primeiro mês de 2022, Lula tinha 43% e agora tem 44%, o que sugere que ele é uma pessoa com um nível de estabilidade, com uma base sólida nas intenções de votos. De Bolsonaro para baixo, tem coisa acontecendo, mas não [mexe] com ele. Lula continua onde sempre esteve”, disse Marcos Coimbra, diretor da Vox Populi, para a Fórum.
Coimbra, no entanto, ressalta que após um pico — que chegou a 47% em junho —, Lula oscilou negativamente devido ao que ele classifica como uma readequação do voto da classe média, especialmente no Sudeste.
PL já trabalha com cenário de vitória de Lula
Diante da liderança do ex-presidente Lula em todas as pesquisas eleitorais, o PL, partido de Jair Bolsonaro, já trabalha com cenários de vitória do petista na eleição presidencial, informa o Estado de S. Paulo.
A legenda espera eleger 60 deputados federais, dentre os quais 20 “bolsonaristas raiz”.
Ainda que a vitória de Lula e uma eventual aproximação do PL com o governo – já que o partido integra o Centrão, que busca sempre se aliar ao governo vigente — possa fazer com que parte destes deputados se vá, não há preocupação.
“O que vale para contabilizar o fundo eleitoral e tempo de TV é o número da bancada eleita”, diz a reportagem.