O prefeito de Alagoas, João Henrique Holanda Caldas — conhecido pela sigla JHC —, anunciou na tarde desta sexta-feira (7) apoio ao presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições. Essa é a primeira adesão de um líder político do Nordeste.
Leia também: Cegueira da esquerda entrega país a Bolsonaro
O parlamentar, que estava filiado ao PSB desde 2015, traiu a legenda socialista para se aliar ao partido de Bolsonaro, o PL. JHC comandará o diretório do partido bolsonarista no estado de Alagoas.
Ex-deputado federal constituinte e membro da Executiva Nacional do PSB, Domingos Leonelli critica a atitude do prefeito. “Desavergonhada traição. Recebeu sempre o apoio do PSB e se passa para a ultradireita”, afirmou.
Leonelli também reintera que a sigla socialista precisa ser mais seletiva ao incorporar e apoiar quadros ao partido.
Histórico de JHC
JHC tornou-se deputado estadual pela primeira vez ainda pelo extinto PTN — atual Podemos. Depois migrou para o Solidariedade, e então para o PSB. Ainda não há informação se secretários, vereadores ou a sua mãe, a senadora Dra. Eudócia (PSB) — que também apoia a reeleição de Bolsonaro —, irão migrar de partido.
Na disputa pelo governo de Alagoas, JHC apoia o candidato Rodrigo Cunha (União Brasil), que tem o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).