João Campos (PSB), prefeito do Recife, anunciou por meio de seu perfil no Twitter no fim da quarta-feira (10) que profissionais de saúde com mais de 50 anos já podem realizar o agendamento para tomar a vacina contra covid-19. Segundo ele, a imunização desta faixa etária começa nesta sexta-feira (12).
Leia também: João Campos adia impostos para negócios afetados pela pandemia
Até o momento, o Vacinômetro da capital pernambucana já registra 151.297 mil vacinas aplicadas, sendo 33.541 mil segundas doses.
A imunização na cidade está sendo realizada nos seguintes grupos, de acordo com o Plano Nacional de Imunização: pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas; deficientes com mais de 18 anos institucionalizados; trabalhadores da saúde; trabalhadores da atenção básica; pessoas com 85 anos ou mais; pessoas com 80 a 84 anos e; pessoas com 73 a 79 anos.
Novos leitos anunciado por Campos
O prefeito socialista anunciou também a abertura de 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, localizado no Bairro recifense de Areias.
A medida busca evitar filas de espera e, consequentemente, óbitos em razão de possíveis faltas de vagas. Com esses novos equipamentos, Recife passa a contar com 190 leitos exclusivos para atender pacientes infectados com o coronavirus.
PL avança na Câmara
Enquanto isso, o Projeto de Lei de João Campos que viabiliza a compra de mais vacinas avançou na Câmara de Vereadores do Recife. A proposta passou com unanimidade e sem mudanças pela Comissão de Finanças, a expectativa é que seja votada em plenário na próxima segunda-feira (15).
Leia também: João Campos anuncia pedido de 200 mil vacinas para Recife
Quando aprovado, o projeto permitirá que a Prefeitura compre vacinas por meio do consórcio criado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A intenção de Campos é adquirir inicialmente mais 200 mil doses de imunizantes. Segundo ele, o objetivo é incluir os profissionais da educação nos grupos prioritários.