O presidente Lula indicou o deputado Jonas Donizette (PSB-SP) para exercer a função de vice-líder do Governo na Câmara. Ele será um dos substitutos do líder do Governo, deputado José Guimarães (PT-CE), quando necessário para discussões e votações de interesse do Executivo Federal.
Donizette afirmou que vai trabalhar em sintonia com a liderança do Governo para aprimorar os projetos com as ideias dos deputados eleitos. “Vamos procurar aprovar propostas que ajudem o País a se desenvolver, gerar empregos e mais igualdade social para a nossa população”, completou.
Leia também: Rodrigo Rollemberg pode ser empossado deputado do PSB
Congresso inicia legislatura com posse de parlamentares e eleições de presidentes
Com o início da nova legislatura no Congresso Nacional, 513 deputados e 27 senadores eleitos em outubro de 2022 serão empossados nesta quarta-feira (1º), em Brasília. Após a posse, serão eleitas as mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Do PSB, 14 deputados — dos quais 8 são reeleições —, e quatro senadores tomarão posse.
A legislatura é o período de quatro anos durante o qual se desenvolvem as atividades legislativas, que coincide com a duração do mandato dos deputados. Começa em 1º de fevereiro do ano seguinte à eleição e termina em 31 de janeiro após a eleição seguinte.
Durante a posse, os deputados de cada estado e do Distrito Federal são chamados individualmente para prestar o juramento. A chamada começa pela região Norte e termina com a região Sul. Dentro de cada unidade do país, os parlamentares são anunciados em ordem alfabética.
Nesta quarta, os parlamentares do PSB empossados serão: Lídice da Mata, Paulo Foletto, Duarte, Gervásio Maia, Eriberto Medeiros, Felipe Carreras, Guilherme Uchoa Junior, Lucas Ramos, Pedro Campos, Luciano Ducci, Bandeira de Mello, Heitor Schuch, Jonas Donizette, Tabata Amaral, Jorge Kajuru, Ana Paula Lobato, Flávio Arns e Chico Rodrigues.