Durante discurso feito na tarde desta quarta-feira (20), em Garanhuns, o pré-candidato a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou que, em Pernambuco, o candidato oficial da chapa ao governo do Estado é Danilo Cabral (PSB).
“Eu tenho candidato a governador no estado de Pernambuco, que é o companheiro Danilo Cabral. Eu não confundo a minha relação pessoal com a minha relação política”, afirmou o petista.
Leia também: João Azevêdo diz que chapa do PSB na Paraíba será divulgada antes da convenção
Ao lado de Cabral, Lula reafirmou o acordo com o PSB, do pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin.
“O PT tem um compromisso nacional com o PSB e eu sou do tempo de que não se precisava documento, é no fio do bigode. E eu quero cumprir o compromisso com o PSB e quero que o PSB cumpra o compromisso com o PT”, disse Lula.
No encerramento do evento, os partidos tocaram o jingle local que celebra a aliança Dani/Lula. Para o petista a aliança é a construção de uma coalisão capaz de ensinar toda a sociedade brasileira a “conviver democraticamente na adversidade”.
Danilo Cabral reforçou a fala de Lula. “Aqui não tem ajuntamento de projetos pessoais e de ressentidos. Aqui tem um projeto político, aqui tem um time que tá entrando em campo e tem uma história. Aprendi, na política, que as pessoas têm que ter lado, têm que saber o lado certo da história”, cutucou o pré-candidato.
Visita a casa onde nasceu
Esta é a primeira vez que Lula volta à terra natal durante a pré-campanha. O ex-presidente nasceu em Caetés (PE), antigo distrito de Garanhuns, que fica a cerca de 250 km de Recife.
Ele visitou a réplica da casa em que nasceu e morou com a mãe, Dona Lindu e os irmãos. Lula se mudou para São Paulo em 1952, aos sete anos, para fugir da fome. No Twitter lula postou foto em frente à réplica da casa.
O ex-presidente disse que foi um momento emocionante da pré-campanha e chegou a conversar com familiares que ainda vivem na região.