
Em entrevista concedida à Folha de S. Paulo, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, diz que o Judiciário e o Legislativo precisam ficar atentos e impor freios ao que vê como ações de viés autoritário do chefe do Executivo, além de zelar por políticas de combate à pandemia do coronavírus.
Para Santa Cruz, Bolsonaro tem apenas compromisso com a reeleição.
Primeiro, o descumprimento completo do isolamento social, ele não tem compromisso efetivo com políticas públicas. O compromisso é com a agenda de reeleição dele mesmo. Então, por conta disso, ele precisa radicalizar, atiçar uma base eleitoral que trabalha com medo, com paranoias, trabalha com várias versões. Agora há pouco [nesta segunda] ele postou um vídeo ridículo do Roberto Jefferson, o representante maior da velha política. O presidente repostou um vídeo que fala em trama da OAB com a Câmara para encomendar um pedido de impeachment.
O presidente da OAB reforça que Bolsonaro presidente só pensa em 2022. ” [Ele] só pensa em poder, como é natural dos tiranos, dos autoritários e ultrapassou um limite impensável. A verdade é que os democratas agora têm que ter atenção total até o final do mandato dele contra todo e qualquer ato que venha ferir liberdades, garantias”.
Santa Cruz avalia que o presidente coloca em risco a saúde da população ao propagar o fim do isolamento.
O presidente já deu “n” provas pessoais de que não tem qualquer compromisso com a saúde pública, deu provas pessoais de desprezo à vida. Dá provas permanentes de falta de educação cívica, de capacidade cívica de obedecer encaminhamentos da saúde ao fazer eventos.