É normal? Vamos assistir calados Jair Bolsonaro comprar mais de 200 deputados com R$ 3 bilhões?
Porque já foi feito antes não é mais corrupção? Agora já pode um presidente da República usar o dinheiro público para comprar votos na Câmara do Deputados?
Liberar recursos para obras em municípios e estados cujas construtoras ou prestadoras de serviços certamente repassarão parte desses recursos para os próprios deputados?
E a Procuradoria-Geral da República? E o Supremo Tribunal Federal? E a Lava Jato? A judicialização só valia para Lula e Dilma? A boa convivência parlamentar vai levar a oposição e os democratas a fingirem que isso é normal?
Leia também: ‘Crime’: parlamentares reagem à compra de votos de Bolsonaro para eleger Lira e Pacheco
Que a ultradireita que queria fechar o Congresso finja que não está vendo eu compreendo, afinal tudo que o “mito” faz tem uma razão divina. Mas… e a esquerda? Vai acatar a mentira de que isso faz parte do jogo democrático?
Essa é uma deformação profunda do processo democrático que o destrói por dentro. Que justifica a descrença na democracia e suas instituições. Além dos atentados contra a vida humana, do desprezo pela saúde do povo e pelos sucessivos atos de degradação moral do próprio cargo que ocupa, Bolsonaro comete mais um crime contra a democracia.
Resta saber se os deputados vão aceitar esse novo crime como parte do “jogo democrático”.
*Domingos Leonelli é ex-deputado federal, atualmente presidente do Instituto Pensar e coordenador do portal Socialismo Criativo.
1 comentário