Com a alarmante escalada de contaminados e vidas perdidas pela Covid-19 no Brasil, governos estaduais e municipais geridos por socialistas buscaram intensificar a implantação de medidas para conter o aceleramento do vírus e amenizar os efeitos da pandemia na população.
Leia também: 9 em cada 10 intubados pela Covid-19 morrem no Brasil
No último sábado (28), o país bateu um novo recorde na média móvel de mortes pelo coronavírus: o número chegou a 2.548, maior 39% em comparação ao cálculo de duas semanas atrás. O país registrou 3.368 óbitos nas últimas 24h, o maior número em um fim de semana, e totaliza 310.694 vidas perdidas.
Lockdown e pacote de medidas de proteção no ES
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) anunciou que o estado entrará em ‘lockdown’ por uma semana a partir deste domingo (28), como estratégia para conter o avanço da pandemia.
As medidas de quarentena serão prorrogadas até o dia 4 de abril, domingo da Páscoa. Casagrande também comunicou o início da vacinação dos trabalhadores da segurança pública e da educação, a partir de 15 de abril.
Entre as medidas válidas a partir deste domingo estão o controle da circulação de pessoas, que serão orientadas a sair às ruas somente para um número bastante restrito de atividades essenciais. Não será permitido o acesso às praias.
Além disso, haverá mudança na classificação dos serviços e atividades essenciais que podem funcionar, além da suspensão do transporte coletivo — metropolitano, intermunicipal, interestadual e municipal —, em todo território capixaba.
O socialista também anunciou um pacote de medidas de proteção social dentro do Programa ES Solidário. O objetivo é dar assistência à população mais necessitada no período de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no estado. Entre as iniciativas está a concessão de um auxílio de R$ 450,00 (divididos em três parcelas) às famílias em situação de pobreza extrema e que possuam crianças de zero a seis anos no grupo familiar
➤ No Espírito Santo, mais de 262 mil foram vacinados com a primeira dose e 82.940 receberam a segunda dose.
Novos leitos em Recife
Em Recife (PE), prefeito João Campos (PSB) anunciou a abertura de 20 novos leitos para pacientes com a patologia. Até o fim deste mês, outros 20 serão abertos. Com a ampliação, a capital pernambucana passa a contar com 378 leitos para tratar pessoas com síndrome respiratória aguda grave.
Para receber os pacientes infectados com coronavírus, foram contratados 225 profissionais, entre eles enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e maqueiros.
O prefeito socialista ressaltou que é necessário trabalhar em três frentes nesse momento. Primeiro, aumentar a velocidade de vacinação nos centros da Prefeitura. Recife foi a primeira capital do Nordeste a começar a vacinar pessoas com 64 anos. O segundo eixo é a abertura de leitos —UTI, enfermaria e sala vermelha — e, o terceiro, é conscientizar a população quanto ao uso de máscara e o distanciamento social.
➤ Até o último sábado (27), 189.431 receberam a primeira dose da vacina e 56.643 com a segunda,
‘Corujão da Vacina’ em Maceió
Para melhorar o atendimento à população de Maceió na imunização contra o coronavírus, o prefeito João Henrique Caldas (PSB) anunciou a criação do Corujão da Vacina, com ampliação no horário dos pontos drive-thru de vacinação.
Segundo JHC, o objetivo da ação é garantir uma vacinação “tranquila” e a diminuição de filas nesses espaços. “A vacina salva vidas. Estamos trabalhando diuturnamente para garantir que elas cheguem a todos os maceioenses”, explicou o prefeito JHC.
Amanhã vamos iniciar a vacinação para os idosos de 65+ e na segunda-feira (29), os trabalhadores da saúde de 45+. Não podemos perder um minuto. Agradeço o esforço de todos os profissionais de saúde na vacinação. É Maceió trabalhando de domingo a domingo. pic.twitter.com/dFcNMgzO2P
— JHC (@JHC_40) March 27, 2021
A Prefeitura de Maceió também abriu processo seletivo para contratação de mais 300 profissionais de saúde. “Com isso, a gente tem a capacidade de não só estender o horário, mas também de ampliar novos pontos de vacinação”, explica JHC.
➤ Maceió já imunizou quase 92 mil com a primeira dose e mais de 25 mil com a segunda.
Prorrogação da Lei Aldir Blanc
O secretário Especial de Cultura, Mário Frias, confirmou a prorrogação dos prazos da Lei Aldir Blanc até dezembro de 2021, com prestação de contas até junho de 2022. A afirmação foi feita diante de parlamentares na sexta-feira (26), durante audiência pública virtual realizada pela Comissão de Cultura da Câmara (CCult) da Câmara dos Deputados.
Membro do colegiado, o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), que preside a Frente Parlamentar em Defesa do Cinema e do Audiovisual Brasileiros, reiterou os pedidos de prorrogação da prestação de contas e dos prazos de empenho dos recursos.
“Seria um absurdo que todo o esforço feito fosse frustrado com a devolução de R$ 700 milhões para o governo federal”, comentou Tadeu.
A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) manifestou sua preocupação com a produção audiovisual no Brasil. Para ela, também é preciso debater a necessidade da renovação da cota de tela — reserva de espaço nas salas de cinema para a produção nacional —, e a paralisação do audiovisual brasileiro.
“Os temas são indispensáveis para fazer chegar os benefícios da Lei Aldir Blanc para todas as classes. Lembrando que o cinema brasileiro é um grande instrumento de crescimento da cultura nacional”, pontuou.
A socialista acrescentou ainda que a pandemia da Covid-19 revelou para o Brasil que, além do caráter de identidade nacional, o cinema é também um setor fundamental para o desenvolvimento econômico.
Com informações do PSB e Conass