Logo que foi confirmada sua vitória, ainda antes das 21h da noite, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) leu um discurso cuidadosamente elaborado — do qual nem mesmo se desviou muito. Ao lado do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), era possível notar que cada uma das palavras do petista se dirigia a públicos diversos da sociedade, inclusive com acenos ao resto do mundo.
Leia também: Para Lula, cultura é investimento em emprego e renda
Durante seu primeiro discurso como presidente eleito, Lula afirnou que vai trabalhar pela estabilidade do país, para atrair de volta os investidores ao Brasil. Além disso, Lula explicou que vai investir na criatividade do povo brasileiro e definiu a reindustrialização como transição para a economia digital.
“Vamos reindustrializar o Brasil, investir na economia verde e digital, apoiar a criatividade dos nossos empresários e empreendedores. Queremos exportar também conhecimento”, disse.
O petista ainda comentou que os pobres farão parte do orçamento e apoio aos pequenos e médios produtores rurais. “Com todos os incentivos possíveis aos micros e pequenos empreendedores”, avaliou.