
A eleição para o governo do Maranhão, transcorrida neste 2 outubro de 2022, foi vencida pelo candidato Carlos Brandão, do Partido Socialista Brasileiro. Brandão obteve 1.769.187 votos, o que representou 51,29% dos votos válidos. O agora governador reeleito polarizou sua campanha com Lahésio Bonfim (PSC), 24,87% seguido pelo pedetista Weverton Rocha, 20,71% dos votos.
Durante o período eleitoral Brandão se apresentou como continuidade ao projeto iniciado por Flávio Dino, que renunciou ao cargo em abril para disputar o Senado em meio a uma aprovação que beirava os 60%.
“Grande dia para a democracia! Em Colinas, logo cedo, deixei meu voto na urna, com muita esperança e fé! Vamos à luta e vamos à vitória!“, declarou mais cedo Carlos Brandão na saída do local de votação.
Brandão sai vitorioso numa campanha que aglutinou o maior número de partidos na aliança ao governo: 11, do PSDB ao PT, passando pelo MDB da família Sarney. A ampla coligação brandonista garantiu o maior tempo de TV no horário eleitoral gratuito, o que o entorno de sua campanha classificou como crucial para consolidar seu favoritismo.
Leia também: Flávio Dino é eleito senador pelo Maranhão
Durante a campanha, Brandão se apresentou como um governador que cumpriu com suas promessas, destacando as conquistas em áreas como saúde, com a construção de diversos hospitais no Maranhão, como também da segurança alimentar, com mais de 100 restaurantes populares com comida a um real.
Agora, Brandão vai usar sua força no desafio de segundo turno para eleição presidencial, transferindo seus votos em apoio do presidente Lula (PT) e de Geraldo Alckmin (PSB) para consolidar uma eleição de esquerda no Brasil.
Trajetória
Carlos Brandão nasceu em Colinas (MA), possui formação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e iniciou sua vida pública nos anos noventa, como assessor especial da Secretaria de Estado da Agricultura.
Assumiu também o cargo de secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente e a chefia de gabinete do vice-governador. Seguidos das funções de secretário-chefe do gabinete do governador, de secretário de Estado de Articulação Política e de secretário-chefe da Casa Civil.
Em 2006, Carlos Brandão disputou sua primeira eleição para o cargo de deputado federal, sendo eleito com quase 135 mil votos em 214 dos 217 municípios maranhenses.
Durante os seus dois mandatos (2006/2010), foi um dos poucos parlamentares maranhenses a liderar o “Ranking do Progresso” – pesquisa promovida pela revista Veja – alcançando sempre posições de destaque.
Presidiu o Conselho de Administração (Consad) da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) por dois mandatos.
Além disso, Carlos Brandão é incentivador de projetos especiais do governo do Estado, bem como é referência nas missões internacionais que visam a maior atração de investimentos para o Maranhão.
Brandão tomou posse do Governo do Maranhão no dia 2 de abril de 2022.