O Partido Socialista Brasileiro (PSB) aprovou em convenção estadual nesta quarta-feira (3) a escolha de Vicente Bogo como candidato ao governo do Rio Grande do Sul. A oficialização da candidatura foi realizada na sede do diretório estadual do partido, em Porto Alegre.
Em julho, o PSB havia confirmado a candidatura do ex-deputado federal Beto Albuquerque. No entanto, o político desistiu de representar o partido nas eleições, uma vez que a sigla não conseguiu apoio de outras legendas.
Alianças
De acordo com o PSB, Josiane Paz será candidata a vice-governadora. O vereador de Porto Alegre Airto Ferronato será candidato ao Senado.
Na convenção de 23 de julho, o PSB havia definido 39 candidaturas a deputado estadual e 24 candidaturas a deputado federal.
Trajetória política
Natural de Rio do Oeste (SC), Vicente Bogo foi vereador, deputado federal, vice-prefeito de Santa Rosa e vice-governador de Antônio Britto, entre 1995 e 1998.
PSB também confirma candidaturas ao Senado no MT e no RN
O deputado federal Rafael Motta (PSB) e a médica e professora Natasha Slhessarenko tiveram seus nomes homologados nas Convenções Estaduais do PSB do Rio Grande do Norte e Mato Grosso, respectivamente, neste sábado (31). Natasha é a única candidatura feminina majoritária do PSB no Brasil.
O evento que confirmou o pleito de Motta ocorreu na zona Norte de Natal e contou também com o anúncio do acordo com o Avante-RN para integrar a coligação.
Leia também: Carlos Siqueira: ‘PSB preza pela autonomia de escolher seus candidatos’
“Eu esperava que, como publicaram alguns blogs, Rafael Motta poderia ser o mico das eleições, que viria para sua convenção anunciar que voltaria a ser candidato a deputado federal, que não tinha grandes alianças, não tinha partidos políticos, não tinha grandes prefeitos. Não temos a totalidade de prefeitos e vereadores, mas temos algo que eles não tem: o povo do nosso Rio Grande do Norte”, disse Motta, que também é presidente do PSB-RN, ao confirmar a candidatura ao Senado.
No evento, o PSB também confirmou a candidatura de Henrique Eduardo Alves, ex-deputado federal e ex-ministro de Turismo que confirmou sua candidatura para tentar voltar à Câmara Federal.
Além de Motta e Alves, houve a homologação das candidaturas de Fernando Lucena, Thabatta Pimenta, Isabel Medeiros, Tatiana Pires, Dra. Tássia, Netinho França, Rafaela Lourenço, Dr. Natanion, Dr. César Maia, Janeayre Souto, Jacson Damasceno, Pablo Aires, Diego Américo, Lenilson, Lucas Tour, Berg Varela, Vilma Batista, Wellington Bernardo e Luiz Carlos Almeida.
Mato Grosso
O evento de confirmação da candidatura de Natasha, em Mato Grosso, reuniu cerca de 3 mil pessoas e contou com a participação do presidente do do PSB em Mato Grosso, deputado estadual Max Russi.
“Não foi fácil chegar até aqui. Nós não nos rendemos, nós não nos curvamos e vamos participar dessa disputa eleitoral de maneira digna, ética, democrática e republicana, através do voto. Porque eu tenho compromisso com Mato Grosso, eu tenho compromisso com a nossa gente e hoje nesse dia tão importante em que homologamos as nossas candidaturas para então em dois de outubro, no dia em que celebraremos o nosso evento maior da democracia do nosso país, estarmos lá proclamando em alto e bom som que estamos aqui para defender os mais necessitados, os desvalidos, os desesperançados, homens e mulheres de Mato Grosso e do Brasil”, afirmou Natasha.
Max Russi pontuou o crescimento e fortalecimento do partido neste ano de 2022 no Estado. A expectativa é que a legenda faça a maior bancada da Assembleia Legislativa, com quatro representantes, além de emplacar pelo menos um nome na Câmara dos Deputados.
“O PSB que é um partido de todos, que valoriza muito as mulheres, foi também buscar uma candidata mulher para o Senado da República. Foi buscar uma mulher preparada, servidora pública da Universidade Federal, prestando serviço público, mas também uma empresária de sucesso no ramo da saúde, fomos buscar na capital do estado para ser a nossa candidata ao Senado da República”, pontuou Russi.
Com informações do g1