A largada foi dada! Após o fim do prazo de homologação das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inicia-se oficialmente o período de campanha eleitoral. O PSB, neste ano, lançou candidaturas para o governo de sete estados, onze para o Senado Federal, 445 para a Câmara dos Deputados e 762 para as assembléias legislativas — e 25 para câmara legislativa do DF.
Ao todo, 1.270 socialistas participaração da corrida eleitoral deste ano. Segundo dados do TSE, é o segundo maior quantitativo de candidaturas lançadas pela legenda, ficando atrás somente de 2014, quando o PSB contou com 1.353 candidatas e candidatos.
Conheça alguns dos nomes socialistas que estão na disputa para governos estaduais:
CARLOS BRANDÃO (MA)
O atual governador do Maranhão, Carlos Brandão é candidato a reeleição para o governo maranhense. A homologação da candidatura aconteceu durante convenção realizada no Parque Papa João Paulo II, em São Luís, no final de julho. O vice-governador na chapa será Felipe Camarão (PT).
Carlos Brandão defendeu a continuidade do modelo de gestão estadual inaugurado pelo ex-governador Flávio Dino no Maranhão: voltado à população mais vulnerável do estado.
“O povo me deu dois mandatos como vice-governador ao lado de Flávio Dino. Quando nós passamos a realizar sonhos daqueles invisíveis, daqueles que não eram vistos, esse, meus amigos, é o Maranhão que nós queremos, o Maranhão digno, o Maranhão justo e o Maranhão de mais oportunidade para todos”, disse Brandão.
O ex-secretário de Educação, Felipe Camarão, comemorou a oportunidade de integrar o grupo de Brandão como candidato a vice. “A partir de hoje eu terei a responsabilidade de estar ao lado do governador Carlos Brandão para continuar a cuidar do povo do Maranhão”, sublinhou Camarão.
Para + informações sobre o candidato, clique aqui.
DANILO CABRAL (PE)
Candidato ao governo de Pernambuco pela Frente Popular, Danilo Cabral encabeça a chapa que tem a atual vice-governadora pernambucana Luciana Santos (PCdoB) como candidata a vice e Teresa Leitão (PT) na disputa pelo Senado.
A Frente Popular foi vitoriosa nos últimos 16 anos com os governos de Eduardo Campos e Paulo Câmara (PSB). Gestões que ampliaram e qualificaram “o acesso aos serviços públicos essenciais, garantindo uma rede para proteção e promoção de direitos fundamentais”.
O programa de Danilo destaca a necessidade de união das “forças progressistas, democráticas e populares” em torno da chapa Lula-Alckmin, “que encontra na Frente Popular de Pernambuco sua expressão estadual”, ” que conduziu “experiências de governos que avançaram na geração de oportunidades e redução de desequilíbrios históricos e estruturais”.
Para + informações sobre o candidato, clique aqui.
RAFAEL PARENTE (DF)
Rafael Parente é o candidato do PSB ao governo do Distrito Federal. Parente foi o primeiro secretário de Educação do governo Ibaneis Rocha (MDB), em 2019, mas rompeu com o governador no mesmo ano por causa do programa de implantação das chamadas escolas cívico-militares.
Em seu discurso na convenção, ele fez duras críticas ao governador e ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
O candidato socialista prometeu, se for eleito, fortalecer os programas sociais para a população mais vulnerável, tornar o DF referência em inclusão social, reestruturar e equipar unidades de saúde e ampliar oferta de ensino integral e humanizado. Ele também falou em enfrentar os altos índices de desemprego registrados na capital do país.
“Acreditamos que podemos varrer da nossa história os piores índices de desemprego. É possível ter um DF com desemprego próximo de zero, com políticas emergenciais voltadas para a formação, oportunidade e acesso ao trabalho. Com mais empregos verdes, investimentos em economia criativa”, destacou.
Para + informações sobre o candidato, clique aqui.
RENATO CASAGRANDE (ES)
Atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) buscará seu terceiro mandato à frente do Palácio Anchieta em outubro. O PSB busca a reeleição dele com uma coligação suprapartidária e tem apoio de outros dez partidos. Também estão na coligação que apoia Casagrande: PT, MDB, PP,PV, PCdoB, Podemos, PP, PSDB e Cidadania.
Já foi vice-governador e senador pelo Espírito Santo. O vice na chapa é Ricardo Ferraço (PSDB).
Para + informações sobre o candidato, clique aqui.
JOÃO AZEVÊDO (PB)
O PSB confirmou a candidatura à reeleição do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), no início de agosto, durante a conveção partidária estadual. A chapa traz, ainda, Lucas Ribeiro (PP) como candidato a vice e a deputada Pollyana Dutra (PSB) como candidata ao Senado Federal.
No evento, o socialista destacou a aliança formada por 12 partidos e algumas das realizações de seu governo nos últimos quatro anos.
“Quando a fome aumentou nesse país de uma forma vergonhosa, nosso governo teve a capacidade de dar um retorno à população distribuindo refeições”, lembrou. “Hoje é diferente, pois dividi o governo do Estado com vocês, e quando dividimos uma carga, ela fica mais leve. Vamos construir juntos uma Paraíba cada vez melhor, quero que cada um se sinta responsável por cada ação desse governo”, disse Azevêdo.
Para + informações sobre o candidato, clique aqui.
MARCELO FREIXO (RJ)
Após três mandatos como deputado estadual, Marcelo Freixo agora é o candidato do PSB ao governo do Rio de Janeiro. O candidato a vice na chapa de Freixo é Cesar Maia (PSDB).
O programa do socialista para o governo fluminense Janeiro tem como principal eixo a mudança do modelo de governança para recuperar a confiança e a credibilidade e, consequentemente, o ambiente de negócios no Estado. De acordo com o coordenador do programa, Vinicius Wu, a estratégia será dividida em 11 áreas com seis projetos estruturantes em saúde, educação, segurança pública, mobilidade, desenvolvimento econômico e combate à miséria e à fome.
Para + informações sobre o candidato, clique aqui.
VICENTE BOGO (RS)
Nascido em Rio do Oeste (SC), Vicente Bogo é professor e ex-vice-governador do Rio Grande do Sul. Entrou na disputa após a saída do ex-deputado Beto Albuquerque. Sua candidata a vice é Josiane Paz (PSB) e o vereador de Porto Alegre, Airto Ferronato (PSB), concorre ao Senado pelo estado gaúcho.
O socialista destaca temas como a dívida pública do estado, a agricultura familiar e a educação como prioridades de seu plano de governo. “É indispensável que encontremos saídas, aumentar a geração de renda e riqueza nesse estado, atrair empresas que se mantenham aqui”, declarou durante debate entre candidatos ao governo gaúcho, na última terça-feira (9).
Bogo apresentou, ainda, propostas para combater a fome, o desemprego, combate ao feminicídio e participação da sociedade na política. O socialista afirmou que o investimento em programas sociais de combate à pobreza é fundamental para o bem-estar social.
Para + informações sobre o candidato, clique aqui.